“Euclydes da Cunha: o Escritor que Transformou o Brasil” é o nome da palestra que a bisneta do escritor, geógrafo, jornalista, ensaísta, engenheiro, Janaína da Cunha, fará em Ouro Preto (MG), nesta sexta-feira, 05/07/2024
Euclydes da Cunha, eleito para a Academia Brasileira de Letras em 1903 é o autor da notável obra pré-modernista, Os Sertões. Nesse livro, ele analisa a geografia, a história e a sociologia do Brasil, abordando questões como a luta entre o sertanejo e o poder central, a seca e a religiosidade. A obra continua relevante no âmbito nacional, sendo estudada pelo meio acadêmico até os dias atuais.
O legado de Euclydes da Cunha é multifacetado. Ele nos presenteou com uma análise profunda do Brasil, denunciou injustiças sociais e inspirou outros escritores e pensadores a explorar a identidade e a realidade brasileira. Destacou-se ao denunciar a exploração, a opressão e a repressão da “questão social” nas cidades e no campo.
Ele mobilizou e elevou a consciência dos trabalhadores, contribuído para a disseminação do marxismo no Brasil. Diferentemente da tendência da época, que seguia o modelo francês, Euclides voltou-se para o interior do Brasil. Ele abandonou a farda militar para ser engenheiro de obras públicas em São Paulo, viajou pelo país adentro e enfrentou as agruras da Amazônia.
A palestrante, Janaína da Cunha é conhecida como a "Alquimista da Comunicação", segue o legado literário e sociocultural de seu bisavô. Com formação em Comunicação Social e especialização em Comunicação Assertiva e Humanizada, Janaína é palestrante internacional e mentora, sua abordagem única destaca-se como uma lâmpada em um mundo muitas vezes obscurecido pela falta de clareza e empatia.
Janaína não apenas domina a arte da palavra, mas também a transforma em uma ferramenta poderosa de mudança. Sua trajetória singular e suas colaborações transcendentais são um testemunho do poder transformador da comunicação.
Além de escritora prolifica, possui 4 livros solos publicados e mais de 40 livros em coautoria. Ela é empresária, poeta, terapeuta transpessoal, e educadora montessoriana. Fundadora de vários movimentos culturais - entre eles, o Movimento da Identidade Cultural Brasileira - e academias literárias. Janaína é reconhecida internacionalmente por suas contribuições sociais e culturais, sendo Embaixadora Cultural Brasil África - Adida Cultural Internacional e vice-presidente do Núcleo Artístico e Literário de Luanda, Angola.
A palestra ocorrerá às 19 horas, na Biblioteca Pública de Ouro Preto, nesta sexta-feira, dia 05/07/2024 e é promovida pela BC Editora, com o apoio da Prefeitura Municipal de Ouro Preto.
Deixar Um Comentário