Marcada para 29 de junho de 2024, no próximo sábado, a terceira edição do encontro de Zé Pereiras será realizada no Largo Marília de Dirceu, no bairro Antônio Dias. O evento, organizado pelo Zé Pereira Club dos Lacaios, agremiação carnavalesca mais antiga do Brasil, contará com a presença de grupos criados em Mariana, Piranga e Ouro Preto. As agremiações irão participar do grande cortejo até a Praça Tiradentes a partir das 18h30.
A origem do anfitrião organizador do evento, vem dos antigos “Lacaios” do Palácio dos Governadores. Juntos, esses profissionais criaram um clube recreativo que cortejava pelas ladeiras de Ouro Preto. O sucesso do cortejo foi tanto que outros blocos de Zé Pereiras foram criados pelo país, cada um com suas características únicas, como exalta Arthur Ramos, presidente do Zé Pereira: “É interessante que em 1867, ano de fundação do Zé Pereira Club dos Lacaios, Ouro Preto ainda era Capital de Minas, atraindo o olhar de todos pra cá, então acreditamos que muitos dos Zé Pereiras existentes foram espelhados no de Ouro Preto.”
Em 2022 foi realizada a primeira edição do evento que carrega as raízes dos blocos de Zé Pereiras do Brasil. A ideia principal dos organizadores era juntar diferentes grupos para realização de um cortejo grande, onde todos pudessem mostrar suas particularidades. O evento deu certo e agora o Encontro de Zé Pereiras faz parte do calendário cultural de Ouro Preto.
A programação do encontro está inserida no Antonio Dias & Cultura, evento aberto em que diversas atrações se apresentam no bairro. O inicio das exibições está marcado para 16h do dia 29 de junho com show de Fabricio Rosa, o Negão do Piseiro. Às 18h30 terá o grande cortejo até a Praça Tiradentes, que promete agitar as ladeiras ouro-pretanas com os diferentes blocos presentes no encontro. Diversos outros shows acontecerão após a realização do cortejo e também no dia 30 de junho, das 14h às 20h30.
Deixar Um Comentário