Ocultar anuncios
Role para baixo para ler nossas matérias
ALMG Violencia - 16 a 30/04/2026
Saneouro 17/09/2025
PMOP 26/08/2025
Cooperouro 04/08/2025

Herança africana e Inquisição em Minas: Historiador Moacir Maia apresenta obra que inspirou a Viradouro em palestra gratuita

Evento na Biblioteca Municipal Benjamim Lemos mergulha na história de mulheres negras escravizadas e no combate ao racismo religioso no…
Publicado em Agenda Cultural
Data de publicação: 16/04/2026 11:32
Última atualização: 16/04/2026 11:35
Moacir Mais. Crédito - Reprodução/Redes sociais.
Moacir Mais. Crédito - Reprodução/Redes sociais.

Biblioteca Pública Municipal Benjamim Lemos será palco de um importante debate sobre a resistência negra e a história colonial mineira. Na próxima quinta-feira, 23 de abril, às 19h, o renomado historiador e escritor Moacir Maia ministrará uma palestra gratuita baseada em sua obra “Sacerdotisas voduns e rainhas do Rosário: mulheres africanas e Inquisição em Minas Gerais (século XVIII)”.

Escrito em parceria com o historiador Aldair Rodrigues e publicado pela Editora Chão, o livro é fruto de uma pesquisa rigorosa que atravessou o Atlântico. Os autores localizaram, no Arquivo da Torre do Tombo, em Portugal, manuscritos datados de 1747 que revelam rituais africanos praticados na região de Paracatu e em outras comarcas de Minas Gerais.

Resistência e Fé sob a Mira da Inquisição

A obra traz à luz a trajetória de mulheres africanas da Costa da Mina que, mesmo sob o regime da escravidão, mantiveram vivas suas tradições espirituais. O livro analisa três documentos fundamentais da Inquisição, destacando figuras como:

  • Ângela Gomes: “Mestra” de rituais africanos em Ouro Preto.
  • Teresa Rodrigues e Manoel Mina: Personagens centrais em registros da comarca de Sabará.

Além do valor histórico, o texto é uma ferramenta potente para compreender a violência do racismo religioso e como ele se estruturou no Brasil desde o período colonial.

Da Academia para o Carnaval

A relevância da pesquisa de Moacir Maia transcendeu os muros da universidade e ganhou a Sapucaí. O livro serviu de base teórica para o enredo da Unidos da Viradouro, grande campeã do Carnaval do Rio de Janeiro em 2024, que levou para a avenida a força das crenças de origem africana.

Sobre o palestrante:
Moacir Rodrigo de Castro Maia é professor da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e graduado pela UFOP. Especialista em Diáspora Africana e Brasil Colonial, ele é uma das principais vozes contemporâneas no estudo das identidades étnicas e da escravidão.

Serviço

  • O quê: Palestra com Moacir Maia sobre o livro “Sacerdotisas voduns e rainhas do Rosário”.
  • Quando: Quinta-feira, 23 de abril, às 19h.
  • Onde: Biblioteca Pública Municipal Benjamim Lemos.
  • Entrada: Gratuita (sem necessidade de inscrição prévia).
Palestra Sacerdotisas Voduns   Site.jpg
Arte reprodução. Crédito – Reprodução.

Matérias Salvas