“Festival Verbo Gentileza” tem Fernanda Takai com Coral, gratuito em BH

Programação gratuita celebra a potência feminina, ocupando mais uma vez a Praça Floriano Peixoto nos dias 07 e 08/09.

Home » “Festival Verbo Gentileza” tem Fernanda Takai com Coral, gratuito em BH
Por JornalVozAtiva.com Publicado em 05/09/2024, 15:15 - Atualizado em 05/09/2024, 15:15
Foto – Fernanda Takai e Coral. Crédito – Fabiana Figueiredo. Siga no Google News

Reconhecer - este é o verbo que conduz a programação da 9ª edição do Festival Verbo Gentileza, nos dias 7 e 8 de setembro. Em 2024, o festival foca na potência feminina, com a ocupação urbana única na Praça Floriano Peixoto e já sendo parte importante da agenda cultural de Belo Horizonte. A programação é gratuita e envolve shows, rodas de conversa, oficinas infantis, intervenções artísticas, urbanas, entre outras atividades. 

O Ministério da Cultura, o Governo de Minas Gerais e a Cemig apresentam o Festival Verbo Gentileza, realizado através da Lei Federal de Incentivo à Cultura e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. O Festival conta também com o patrocínio do Instituto Unimed-BH e apoio da Do Brasil. Produção: Fina Fazedoria.

“Dedicar um ano ao potencial feminino é uma forma poderosa de reconhecer e valorizar as conquistas das mulheres. É uma oportunidade para inspirar novas gerações, promover a igualdade de gênero e destacar a importância da diversidade. Além disso, essa iniciativa pode impulsionar a criação de um ambiente mais justo e inclusivo”, conta Patrícia Tavares, idealizadora do projeto.

O público terá a oportunidade de se engajar em atividades espalhadas por toda a praça, seja na Alameda Cemig, na rua lateral, nos quiosques, na praça central ou com o Palco Instituto Unimed BH. Nos gramados, será possível contemplar o dia com o apoio de grandes toalhões dispostos na grama, onde também ocorre o Piquenique, com programação dedicada a oficinas infantis e performances. 

Muita música, intervenções artísticas, instalações e rodas de conversa  complementam a programação que apresenta um time de mulheres incríveis, com destaque para a colaboração especial entre Fernanda Takai e Coral, que interpretam sucessos da carreira de cada uma, além da parceria das duas “Serra”. O domingo também conta com apresentação de outra grande artista: Jéssica Gaspar, que evoca em seus trabalhos temas como ancestralidade e emancipação negra e feminina. 

Outro destaque nas atrações artísticas é a banda Tutu com Tacacá, que sobe ao Palco Instituto Unimed-BH no sábado. O grupo é formado por musicistas que unem suas raízes mineiras com as tradições musicais do carimbó. No mesmo dia, as artistas Nanda Bento, Fran Januário, Marcela Nunes, Thay Santos, Fabíola de Paula, Bia Nascimento e Cissa do Cavac se reúnem para o Samba da Gentileza, convidando Dona Eliza, Dona Jandira, Manu Dias e Raquel Seneias.

Seguindo as premissas da Agenda 2030 e os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável, o evento convida a comunidade a reconhecer suas potências para criar um novo futuro possível, mais justo, consciente e gentil. A proposta é promover maior integração entre os indivíduos, a reflexão e o diálogo para a mudança de hábitos. Um momento de contemplação, de pausa na rotina, para reconhecer. 

Desde 2020, o festival adotou um formato híbrido, transmitindo todo o seu conteúdo ao vivo e online, simultaneamente à realização presencial. Neste ano, o modelo continua com transmissões pelo canal Verbo Gentileza no Youtube.  

POTÊNCIA FEMININA

Desde sua criação em 2016, o projeto Verbo Gentileza tem sido conduzido por mulheres. Idealizado por Patrícia Tavares e co-criado por Fina Nicolai, a potência feminina sempre esteve presente. Ao longo dos anos, essa presença se fortaleceu, e nesta 9ª edição, tanto a equipe de produção quanto a programação são compostas e concebidas por mulheres.

O Festival conta com diversas iniciativas colaborativas de propostas femininas. Entre elas está a collab com a Chica,  mostra de economia criativa que valoriza empreendedoras locais, que acontecerá na Casa Floreana, localizada de frente para a Praça. No local, haverá também uma collab entre a Cervejaria Vinil e a Proa, assinada pela mestre cervejeira Débora Lehnen, que criou um estilo novo especialmente para o Festival, com variantes que celebram a potência feminina.

Na curadoria de intervenções artísticas, o festival estabelece parceria com o Elas Festival e com o Sonora Festival, na produção com Mulheres na Produção. E com o projeto Artifício promove residência formativa na área de produção de eventos. No Quintal de Alimentação, cinco chefs mulheres preparam pratos ao vivo, conectando a comunidade por meio da gastronomia, sob a premissas do “slow food”. 

SUSTENTABILIDADE

O Verbo Gentileza foi concebido com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas nos grandes centros urbanos, o que está diretamente relacionado à urgência de alcançar comunidades sustentáveis. Em sintonia com toda a proposta, e com apoio das premissas de sustentabilidade da Cemig, o festival é carbono zero, em parceria com a Abundance Brasil.

Reconhecer que é preciso reduzir o consumo também é um guia do festival. No Brechó Gentileza, localizado na Casa Floreana, sob curadoria de Ana Lima do Futurista Brechó, além do público adquirir itens gentilmente usados, será possível realizar a doação de peças para aquisição de vouchers de consumo. No caso de doação, os itens serão avaliados na hora e, após a triagem, poderão gerar vouchers para utilização no próprio brechó.

O Programa de Eficiência Energética da Cemig também faz parte da programação. Com objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância do uso seguro e eficiente da energia elétrica, nos dois dias de evento, o programa vai substituir as lâmpadas de alto consumo por outras de LED - que tem durabilidade superior e maior eficiência. Para isso, o participante deve levar até duas lâmpadas comuns, inclusive queimadas. 

INSTALAÇÕES

Para dar mais luz ao festival, a instalação “Reconhecer o feminino”, que integra a Alameda Cemig, dá destaque ao verbo do ano. Em parceria com o coletivo Minas de Minas Crew, uma intervenção artística finaliza uma obra a partir de uma live painting. Será uma intervenção em grande escala, de três metros, quando o coletivo atua em tempo real e o público pode interagir e fotografar.

Também nesse espaço, haverá um box interativo, no qual cada um terá a oportunidade de gravar e filmar suas palavras inspiradoras relacionadas ao verbo "Reconhecer", que pauta o festival. As gravações serão transformadas em um áudio editado e disponibilizado na página do podcast "Fala Verbo Gentileza". E ao final, será produzido um vídeo especial com as pessoas compartilhando suas frases, celebrando a gentileza de uma maneira única e coletiva.

O Portal Verbo Gentileza recebe mais uma vez o público e é marca registrada do festival, levando suas fitas coloridas, sonoridades e acessibilidade. Uma instalação sensorial para todos, com audiodescrição, permitindo que pessoas com deficiência visual também desfrutem dessa experiência. A instalação representa uma suave transição da rotina efervescente da cidade para momentos de relaxamento, cuidado e reconexão. A composição é feita também por frases criadas pelo público e escolhidas por meio de uma votação virtual. As dez mais votadas integram-se às cores das fitas. 

VERBO GENTILEZA

O projeto Verbo Gentileza surgiu em 2016, em Belo Horizonte, com o objetivo de ser uma plataforma de ações individuais e coletivas, on e off-line. E engajar – por meio da cultura, da educação e de ações de conscientização – as pessoas a buscar soluções mais inteligentes, compartilhadas e sustentáveis, para melhorar a vida nos grandes centros urbanos.

Deixar Um Comentário