Em sua 23ª edição, o Festival Internacional de Corais (FIC) presta uma vibrante e inédita homenagem a um dos maiores ícones da música brasileira: Raul Seixas. Com o tema “CANTA RAUL”, o evento celebra os 80 anos de nascimento do eterno Maluco Beleza, reunindo corais, bandas, orquestras e artistas convidados de todo o Brasil para interpretar seus maiores clássicos em arranjos criativos e emocionantes.
Conhecido por sua rebeldia, genialidade e autenticidade, Raul Seixas deixou um legado atemporal que atravessa gerações. Canções como “Maluco Beleza”, “Metamorfose Ambulante” e “Ouro de Tolo” serão revisitadas ao longo do festival, que propõe ao público uma verdadeira imersão em seu universo musical — misturando rock, MPB e poesia.
Lançamento Oficial
O pontapé inicial do FIC 2025 acontece em grande estilo no dia 23 de abril, às 12h30, dentro do projeto Quarta Cultural do Conservatório UFMG (Rua Guajajaras, 100 – Centro, Belo Horizonte).
A abertura contará com apresentações do Coral PUC Minas, Grupo de Câmara PUC Minas, Coral Ensaio Aberto, convidados especiais, além da participação do multi-instrumentista Gleison Túlio, um dos artistas mais criativos da cena musical mineira.

Programação
Com uma proposta inclusiva e acessível, o FIC 2025 oferecerá apresentações gratuitas ao longo de todo o ano, espalhadas por diferentes regiões. Confira alguns destaques da programação:
23 de abril (12h30) – Conservatório UFMG – Belo Horizonte
25 a 27 de abril – Festival em São Thomé das Letras
Coral Ensaio Aberto, Coral Nissi (Lavras) e Coral Artencanto (Perdões)
03 de maio (16h) – Lar de Idosos Dona Paula – Padre Eustáquio, BH
10 de maio (19h) – Igreja de Nossa Senhora da Glória – Contagem, MG
Coral Infanto Juvenil do Palácio das Artes e Coral de 100 vozes de Santa Bárbara
14 de maio (12h30) – Conservatório UFMG – Belo Horizonte
Destaques Artísticos
Gleison Túlio, de Pedro Leopoldo (MG), é um artista multifacetado: cantor, compositor, instrumentista, produtor musical, poeta, artista plástico, videomaker e designer. Destaca-se por seu trabalho como one man band, criando arranjos complexos com violão eletroacústico percussivo e guitarra elétrica.
Com passagens marcantes pela mídia nacional, teve músicas em trilhas de novelas como Uga-Uga (2000) e Cobras e Lagartos (2006), participou de programas como Vídeo Show (2000) e Superstar (2016, com a banda Powertrip), e integrou o elenco da peça Os Inconquistáveis (2001), dirigida por Wolf Maya. Ao longo da carreira, dividiu palco com grandes nomes da música brasileira.
O Coral Ensaio Aberto, anfitrião do festival, comemora 14 anos de trajetória promovendo o canto coral com alegria e brasilidade. Sob a regência do maestro Lindomar Gomes, o grupo reúne cantores de diversos corais da região metropolitana de Belo Horizonte.
A abertura contará ainda com o Coral PUC Minas e o Grupo de Câmara PUC Minas, ambos sob direção artística e regência do maestro Daniel Augusto Oliveira Machado, que interpretarão obras de grandes nomes da música brasileira: Não Mande a Geada (Maria do Céu Correia Rosa Lopes), Rio Amazonas (Dori Caymmi / Paulo César Pinheiro), Samba Erudito (Paulo Vanzolini), Trem das Onze (Adoniran Barbosa) e Nunca Pare de Sonhar (Gonzaguinha).
O Grupo de Câmara se apresentará em formação de quarteto de cordas, com os músicos Vitor Dutra, Alexandre Kanji, Joice Coutinho e Antônio Viola. Já o coral contará com seus chefes de naipe: Melina Peixoto (soprano), Kissya Andrade (contralto), Lucas Damasceno (tenor) e Elias Magalhães (baixo).
Sobre o FIC
Idealizado e coordenado pelo maestro Lindomar Gomes, o Festival Internacional de Corais é uma das maiores celebrações do canto coral no Brasil, com edições também realizadas em diversos países. Com forte enraizamento na cultura mineira, o FIC é reconhecido por seu papel artístico, social e educativo. O maestro já foi agraciado com importantes homenagens, como a Medalha Tiradentes e a Medalha Villa-Lobos.
Patrocínio e Acesso
Com patrocínio da Drogaria Araújo, Tecnokor e BMA Ambiental, e produção da MPRO Comunicação e Eventos, o FIC 2025 reforça seu compromisso com a inclusão, diversidade e valorização da música brasileira, convidando o público a vivenciar a genialidade de Raul Seixas por meio do canto coral.
FIC HOMENAGEIA RAUL SEIXAS 2025 – PROJETO QUARTA CULTURAL
23 de abril às 12h30
Conservatório UFMG (Rua Guajajaras, 100 – Centro, BH)
Atrações: Coral PUC Minas, Grupo de Câmara PUC Minas, Coral Ensaio Aberto, convidados especiais e participação de Gleison Túlio.
Entrada gratuita
Mais informações:
www.festivaldecorais.com.br

Deixar Um Comentário