Festa da Jabuticaba chega à sua trigésima edição em Cachoeira do Campo

Repleto de atrações, evento se consolida como um dos mais importantes da região; confira programação!

Home » Festa da Jabuticaba chega à sua trigésima edição em Cachoeira do Campo
Por JornalVozAtiva.com Publicado em 19/11/2022, 14:30 - Atualizado em 19/11/2022, 19:24
Foto – Reprodução / Divulgação. Siga no Google News

A trigésima edição da Festa da Jabuticaba acontece em novembro, na Praça da Matriz de Nossa Senhora de Nazaré, distrito ouro-pretano de Cachoeira do Campo. O penúltimo mês do ano está recheado de atrações na localidade. A festa de lançamento será no dia 03, mas a programação já está a todo vapor. Integrando a pré-festa, no dia 22 de outubro aconteceram oficinas de capacitação para produtores e comerciantes locais.

Como parte da programação, acontece também, de 03 a 27 de novembro, o Circuito Culinário da Jabuticaba, festival culinário gastronômico que conta com a participação dos restaurantes da Região de Ouro Preto com o uso obrigatório da jabuticaba na criação das receitas.

Foto - Reprodução / Divulgação.

Oficinas também marcam a festa. Ao todo serão 6, totalmente gratuitas, a partir do dia 20/10/2022, sempre às 17 horas nos Restaurantes promotores do Evento, com direito a certificado de participação. O evento conta até com um Festival Virtual com receitas, reportagens e divulgação do memorial histórico da festa nas redes sociais.

Promovido pelo Lions Club, o tradicional evento nasceu em 1992 e busca fomentar o desenvolvimento e formação de novos produtores; desenvolver e promover a gastronomia local, estimular o turismo e principalmente empoderar a população para que a Cultura da Jabuticaba seja resgatada como Patrimônio Imaterial.

Foto - Reprodução / Divulgação.

Voltada totalmente para as famílias e o turista, a comunidade local está se articulando para acolher o público da festa, num ambiente leve, seguro e intimista que contempla, cultura, culinária típica local, entretenimento de qualidade, segurança, conforto, estacionamento e boa circulação.

A produção de derivados de Jabuticaba está presente em vários distritos de Ouro Preto como São Bartolomeu, Santo Antônio do Leite, Glaura e se estende na região de Acuruí e do Córrego do Bação.

Foto - Reprodução / Divulgação.

Em função do cenário acadêmico, vocação natural de Ouro Preto, as propostas de produção se tornam pesquisas científicas com embasamento teórico e experimento, o que consolida e dá credibilidade a produção que é inovadora.

Agregando este contexto estão as receitas de família herança de mães e avós que mexiam seu doce caprichosas em seu tacho impecavelmente brilhante doces, compotas e geleias e guardavam cuidadosas as garrafas de licores em bancos centenários de madeira pesada, onde assentavam para tecer a vida e uma proza, trazendo para a produção o caráter afetivo da cozinha de Minas.

Foto - Reprodução / Divulgação.

Por isso o cenário da festa é a Praça da Matriz de Nossa Senhora de Nazaré e a data de Início não podia ser outra, senão, o Dia do Aleijadinho, esse artista que fez do patrimônio histórico de Minas Gerais um acervo de valor incontestável e importância mundial.

Tudo está sendo cuidadosamente pensado para que o evento compreenda todos os fatores de uma grande experiência sensorial e afetiva:

• Pequenos palcos com bandas locais e estilos adequados à proposta de público;
• Bandas de Músicas Centenárias executando dobrados em cortejos em volta da Matriz;
• Shows intimistas no Coreto;
• Comida de afeto nas barracas da Culinária local;
• Cozinha Show com Chefs importantes do Cenário da Cozinha de Minas;
• Chopp artesanal de Jabuticaba, produzidos pelas cervejarias da região;
• Aluguel de Pés de Jabuticaba;
• Fruta in natura;
• Espaço com oficinas de arte educação e entretenimento da família;

Serviço

Oficinas Gratuitas
Link para Inscrição: https://forms.gle/RS1MwRMf82j2GqvV6

Circuito Culinário da Jabuticaba
Data:
03 à 27 de novembro de 2022

XXX Festa da Jabuticaba
Data:
de 18 a 20 de novembro de 2022
Sexta: Das 18h às 23h
Sábado: Das 10h às 00h
Domingo: Das 10h às 20h
Local: Praça Felipe dos Santos, Centro, Cachoeira do Campo Ouro Preto, Minas Gerais

Foto - Reprodução / Divulgação.

Saiba mais

A Festa da Jabuticaba de Cachoeira do Campo, é um evento que resgata a história e consolida o momento da economia criativa capaz de contribuir para a transformação do segmento, cultural, turístico e culinário da região. É uma realização do Lions Clube de Cachoeira do Campo, com Produção Executiva de Bela Giannini, Curadoria Culinária de Milsane Sebastião, Produção da Praça de Alimentação por Saulo Filardi e o apoio da Prefeitura Municipal de Ouro Preto.

Cronogramas

Foto - Reprodução / Divulgação.
Foto - Reprodução / Divulgação.

Deixar Um Comentário