A mostra individual “Alguma P-arte de Mim”, do artista plástico e pintor Fernando Pacheco, será inaugurada em Ouro Preto no dia 26 de maio, com abertura apenas para convidados. A partir de 27 de maio, estará aberta ao público no Espaço Cultural Casa Torta, localizado na Rua Getúlio Vargas, 133, bairro Rosário, Ouro Preto/MG. A curadoria é assinada pelo artista plástico e empresário, David Faria, em parceria com a museóloga Anna Maria Toledo.
De acordo com Fernando Pacheco, a mostra “Alguma P-arte de Mim” é composta por pintura em tela, pintura em papel, objeto-pintura-conceito, feitos em garrafas de vidro, da série “Mensagem”, trabalhos que questionam esse mundo de internet e WhatsApp. “Nessa minha série, a mensagem é poética e visual, através da pintura na garrafa, que remete às antigas mensagens colocadas e lacradas em garrafas e jogadas ao mar. Há também objeto-pintura, que é a pintura em ovos de avestruz, que conceitualmente trata da questão do nascer e morrer. O ciclo da vida”, conta. Para essa exposição, a expectativa do artista é que as pessoas possam encontrar diálogo com a sua própria fantasia, através de sua arte. “A mostra é bem intimista e apresenta um pequeno recorte de minha vasta produção, ao longo de mais de 50 anos de trajetória artística”, salienta.
Segundo David Faria é uma honra seguir dando continuidade à propagação da arte e da cultura, agora também como diretor executivo e de assuntos institucionais do Atelier Fernando Pacheco. “Me deixa muito honrado, ainda mais por já ser a segunda exposição, cuja a primeira foi um grande sucesso. O Fernando é um artista de grande representatividade, não só para o Brasil, mas no cenário mundial das artes. É gratificante ter recebido esse convite para representá-lo e fazer parte da sua diretoria! Por consequência, darei continuidade nesse trabalho, escolhendo já a cidade de Ouro Preto, que é um dos grandes polos culturais, para essa amostra inicial. É um legado muito expressivo”, conta.
Para Anna Maria Toledo, a curadoria da mostra individual de Fernando Pacheco, ao lado de David Faria, representa uma oportunidade singular de aproximar o público da trajetória e da poética do artista. “A exposição busca revelar aspectos íntimos e simbólicos de sua produção, evidenciando a sensibilidade, o domínio técnico e o diálogo constante com a memória e o território. A crítica à realidade contemporânea está presente nos diversos suportes utilizados pelo artista, o que reforça em nós, espectadores, a noção de que a arte é parte essencial da vida cotidiana — é a ‘P-Arte’ que nos atravessa e nos convida, sobretudo, a uma reconexão com a nossa criança interior. Nossa expectativa é que esta exposição proporcione ao visitante uma experiência estética profunda, reafirmando o papel da arte como instrumento de reflexão, sensibilização e encantamento”, afirma.
Sobre Fernando Pacheco
Fernando Pacheco renomado e premiado artista mineiro. Sua trajetória artística passa pelos principais museus do país, tais como MAM, MAC e Pinacoteca de São Paulo; MAM e Galeria da Academia Brasileira de Letras, Rio de Janeiro; Palácio das Artes e MAP, BH e demais Museus de diversas capitais, incluindo o MARGS, de Porto Alegre(Exposição Brasil Pintura). Sua obra integra coleções e acervos institucionais nacionais e internacionais, tais como Ministério da Cultura da China e Escuela Superior de Música Reina Sofia, de Madrid/Espanha. Fernando Pacheco criou a logo para coleção de livros de arte e filosofia, para a editora francesa L'Hamartan. Expôs sua obra em importantes museus e galerias, no Chile, Argentina, Estados Unidos, Alemanha, Portugal, Nova Zelândia, Taiwan, China e Japão. Coroam essa brilhante trajetória, sessenta anos de carreira, 60 exposições individuais e Painéis em importantes espaços públicos como no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte. Foram publicados 6 livros sobre sua importante atividade artística. Em 2023 foi lançado o filme documentário longa metragem sobre sua trajetória: “Fernando Pacheco - Atelier em Movimento”. De acordo com o escritor Bartolomeu Queirós, Fernando Pacheco tem seu espaço definitivamente marcado no movimento artístico nacional.
Serviço:
Período expositivo: 27 de maio a 27 de junho.
Local: Espaço Cultural Casa Torta, na rua Getúlio Vargas, 133, Rosário - Ouro Preto, MG
Deixar Um Comentário