FAOP abre a Primeira Edição 2024 do “Sextas Abertas” nesta sexta (19/04)

Projeto terá edições especiais até novembro. A primeira será nesta sexta (19/04) com atrações gratuitas para todas as idades.

Home » FAOP abre a Primeira Edição 2024 do “Sextas Abertas” nesta sexta (19/04)
Por JornalVozAtiva.com Publicado em 19/04/2024, 16:21 - Atualizado em 19/04/2024, 16:21
Foto – Sextas Aberta, edições anteriores. Crédito Ascom Faop. Siga no Google News

Um dia inteiro de atividades culturais e artísticas totalmente gratuitas e para todas as idades. O projeto Sextas Abertas, idealizado pela Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP) em 2016, por meio do Núcleo de Arte e Ofícios, já faz parte do calendário da cidade histórica. Em 2024, serão realizadas seis edições especiais. A largada será já nesta sexta-feira (19/04), durante a Semana da Inconfidência, em Ouro Preto. A convocação para a participação de artistas de várias expressões e agentes culturais que atuam com temas diversos está aberta, por meio de formulário online disponível no link:): https://forms.gle/bFM4tQ99xFsDjtDx9 

O público poderá acompanhar todas as informações sobre o evento na página oficial no projeto no Instagram: @sextasabertas. 

“A FAOP sempre realizou com enorme carinho o Sextas Abertas, que este ano será potencializado pela Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Ouro-pretanos e visitantes podem esperar por sextas-feiras memoráveis”, afirma Jefferson da Fonseca, presidente da Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP).

As oficinas, como de costume, serão realizadas no bairro Antônio Dias, na sede do Núcleo de Arte e Ofícios, da FAOP, que funciona no Casarão Pedro Aleixo. O amplo imóvel, erguido no século XIX, oferece ambientes variados, incluindo pátios abertos e ateliês de linguagens artísticas específicas. 

O projeto alcança também a Praça Antônio Dias, localizada em frente à sede do Núcleo. O lugar, que se integra ao adro e jardim do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, vai receber espetáculos musicais, teatrais e a famosa feirinha de arte e artesanato de produtores locais.  

“Nessas seis edições, o que a gente espera é cumprir cada vez melhor o propósito do Sextas Abertas, que sempre foi o de valorizar artistas, trazer à tona a vitalidade de territórios e comunidades, e levar arte e cultura ao público em geral”, afirma Rachel Falcão, coordenadora do Núcleo de Arte e Ofícios da FAOP. 

Geralmente, as múltiplas atividades de linguagens artísticas distintas acontecem durante o dia e de forma simultânea. O público - crianças, jovens e adultos - pode transitar de um ambiente para o outro e ter uma rica experiência como espectador ou como participante das oficinas e cursos, que abrangem práticas em artes plásticas, artes visuais, música, audiovisual, artes cênicas, expressão corporal, culinária, além de palestras e rodas de conversa de temas transversais. 

CEMIG

O projeto SEXTAS ABERTAS NO ANTÔNIO DIAS é patrocinado pela CEMIG, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. Idealizado pela FAOP - Fundação de Arte de Ouro Preto, com o apoio do Instituto Território Criativo e Realização IRENI Inteligência em Eventos e Governo de Minas Gerais — Governo diferente, Estado Eficiente.

SERVIÇO: 

PROJETO SEXTAS ABERTAS NO ANTÔNIO DIAS 
Dia: 19/04, das 9h às 23h
Local: Sede do Núcleo de Arte e Ofícios da FAOP, bairro Antônio Dias; e Praça Antônio Dias 
Instagram: @sextasabertas
Formulário - Chamada Aberta para Artistas e Agentes Culturais: https://forms.gle/bFM4tQ99xFsDjtDx9

EDIÇÃO DE 19 DE ABRIL DE 2024 (SEMANA DA INCONFIDÊNCIA)

- CONFIDÊNCIAS E INCONFIDÊNCIAS ARTÍSTICAS -

PROGRAMAÇÃO

NO NÚCLEO DE ARTE & OFÍCIOS DA FAOP (Praça Antônio Dias, 80)

MANHÃ

9h às 11h – OFICINA BRINCANTE DE VIVÊNCIA MUSICALIZADORA “PROJETO BrincaMúsica”, com Vivian Fernandes – para crianças de 6 a 8 anos.
9h às 11h – OFICINA DE “INICIAÇÃO AO MALABARISMO”, com Rafael Vieira – público em geral, a partir de 12 anos.
9h às 12h – OFICINA DE LITERATURA E OUTRAS ARTES “REVELANDO ALEIJADINHO”, com Maristela Carvalho – para jovens de 12 a 16 anos, da E. M. Aleijadinho, de Santo Antônio do Salto.
9h às 12h – OFICINA DE CERÂMICA “MODELANDO A HISTÓRIA”, com Andreia Pereira de Miranda – para jovens de 12 a 16 anos, da E. M. Aleijadinho, de Santo Antônio do Salto.
9h às 12h – OFICINA “ARTE E SIGNIFICADO DA PINTURA CORPORAL INDÍGENA” – PARTE 1, com o Coletivo Borum-Kren Vivos e Fortes – público em geral, a partir de 16 anos.

TARDE

12h às 16h – OFICINA DE CULINÁRIA “FEIJÃO TROPEIRO” (com opção vegetariana), com Buffet Rose Fernandes – público em geral, a partir de 16 anos.
13h às 16h – OFICINA “ARTE E SIGNIFICADO DA PINTURA CORPORAL INDÍGENA” – PARTE 2, com o Coletivo Borum-Kren Vivos e Fortes – público em geral, a partir de 16 anos.
13h30 às 17h30 – OFICINA DE AUDIOVISUAL “TECENDO ESTÓRIAS – INTRODUÇÃO A NARRATIVAS VISUAIS ATRAVÉS DO DOCUMENTÁRIO”, com Ricardo Macêdo – público em geral, a partir de 16 anos.
14h às 17h – OFICINA DE FANZINES “A POESIA ÁRCADE E O FANZINE”, com Rômulo Ferreira (Ameopoema) – público em geral, a partir de 10 anos.
14h às 17h – OFICINA DE “RITMOS MUSICAIS BRASILEIROS” (samba, baião, coco, afoxé, ijexá, samba reggae e outros), com Tuca Costa – público em geral, a partir de 14 anos.

 NÃO HÁ NECESSIDADE DE EXPERIÊNCIA PRÉVIA PARA PARTICIPAÇÃO EM NENHUMA DAS OFICINAS

NA PRAÇA ANTÔNIO DIAS

TARDE E NOITE

17h –GRIÔ: TAMBORES, PRINCESAS E BAOBÁS, com a Cia 2X2 – Cultura e Cidadania
18h – ESTADO BRUTO DAS COISAS, performance audiovisual com Julliano Mendes
19h – BATERIA CARABINA (grupo de percussão composto por mulheres)
20h30 – RODA DE SAMBA RAÍZES E RESISTÊNCIAS, com José Reis, Silvia Gomes, Fernando Primo, Rossevelt Valentin (Gugu), Edson Fonseca, Bruno Gonçalves (Rodão), Wanderson Henrique
22h – DISCOTECAGEM, com o DJ Afro Bool (Música Preta Brasileira)
De 16h às 22h – FEIRA DE ARTE, ARTESANATO E GASTRONOMIA

Foto - Sextas Aberta, edições anteriores. Crédito Ascom Faop.

Deixar Um Comentário