Exposição sobre os 230 Anos da Inconfidência Mineira revela objetos e documentos raros em Ouro Preto-MG

A exposição “230 Anos da Inconfidência Mineira: Caminhos e descaminhos” entra em cartaz no dia 15 de maio, na Sala Manoel da Costa Athaíde, anexo I do Museu da Inconfidência.

Home » Exposição sobre os 230 Anos da Inconfidência Mineira revela objetos e documentos raros em Ouro Preto-MG
Por João Paulo Silva Publicado em 10/05/2019, 10:34 - Atualizado em 04/07/2019, 23:18

Foto-Arte criação/Museu da Inconfidência
Crédito-Divulgação

Conspirações, altos impostos, encontros secretos, traições, um sonho de liberdade. O ano de 2019 marca os 230 anos da Inconfidência Mineira, a luta pela separação dos domínios da coroa portuguesa. O levante, que teve como figura mais representativa o alferes Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, ainda é alvo de estudos e historiadores do mundo todo se debruçam sobre o fato histórico, que teve entre um de seus maiores palcos a histórica Ouro Preto.

Atento à importante data, a Sala Manoel da Costa Athaíde, anexo I do Museu da Inconfidência abre no dia 15 de maio, às 19h, a exposição “230 Anos da Inconfidência Mineira: Caminhos e descaminhos”. A mostra segue em cartaz até o dia 16 de junho e as visitações acontecem de terça a domingo, de 10h às 18h.

A mostra apresenta uma série de objetos e documentos que remetem a Tiradentes e outros inconfidentes, nunca vistos em exposição aberta ao público. A inauguração será precedida de uma mesa redonda que discutirá a importância desse movimento para a memória nacional. Dentre os convidados estão: Ângelo Oswaldo de Araújo Santos, Eugênio Ferraz, Rui Mourão e o Prof. Luiz Carlos Villalta.

SERVIÇO

Exposição “230 Anos da Inconfidência Mineira: Caminhos e descaminhos”
Quando: De 15 de maio a 16 de junho
Horário: Terça a domingo, de 10h às 18h.
Onde: Manoel da Costa Athaíde, anexo I do Museu da Inconfidência, Ouro Preto-MG
Entrada franca

Deixar Um Comentário