Evento na Praça da Estação – Ouro Preto-MG – marca celebrações ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

Home » Evento na Praça da Estação – Ouro Preto-MG – marca celebrações ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência
Por JornalVozAtiva.com Publicado em 18/09/2019, 20:50 - Atualizado em 18/09/2019, 20:50

A Prefeitura de Ouro Preto, por meio da Secretaria de Saúde, da Secretaria de Desenvolvimento Social, Habitação e Cidadania, em parceria com a Câmara Municipal de Ouro Preto, Universidade Federal de Ouro Preto, Associação Comunitária dos Deficientes de Ouro Preto - ACODOP e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE realizam uma ação para que essa parcela da população tenha acesso aos serviços necessários e direitos garantidos.

A ação vai ocorrer na Praça da Estação, no sábado, 21 de setembro, de 8h às 12h, e tem como objetivo contribuir para a conscientização sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade. Toda a população está convidada a participar.

O evento vai contar com oficinas, pula-pula para as crianças, música ao vivo, apresentação do congado da APAE, caminhão da saúde, atendimento da assistente social e psicólogos, além do atendimento da procuradoria de informações jurídicas da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Sobre a data

O dia 21 de setembro foi escolhido como o Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência por ser uma data próxima ao início da Primavera, estação em que as flores preenchem as árvores. Esse acontecimento representa a luta e a renovação das pessoas com deficiência.

A data também coincide com o Dia da Árvore, que também pode representar a luta das pessoas com deficiência. Apesar de ter se tornado lei apenas em 2005, a celebração da data foi pensada pelo ativista por Cândido Pinto de Melo, no início da década de 80. Ele foi um dos fundadores do Movimento pelos Direitos das Pessoas Deficientes (MDPD), um grupo que se organizava para discutir intervenções e transformações na sociedade. 

Deixar Um Comentário