Foto-Apresentação de Capoeira realizada no SESI Mariana em celebração ao Novembro Negro
Crédito-João Paulo Teluca Silva
Entre os dias 19 e 24 de novembro, as Escolas Estaduais Antônio Pereira e Daura de Carvalho de Antônio Pereira, distrito de Ouro Preto, promovem a SEMANA PRETA, atividades relacionadas à Consciência Negra, que tem o dia 20 como “dia especial”, juntamente com a Feira de Ciências.
Dentre as várias palestras e oficinas que estão sendo realizadas, os alunos e a comunidade podem prestigiar e saber mais sobre: Racismo é crime, você sabia?, A Atuação Africana na Arte Regional e as oficinas como: Um Registro no mundo – afetos e experimentação audiovisual e Bonecas Abayomi, que expõe a história e ensina a confecção de bonecas que, à época, eram feitas pelas negras nos navios negreiros vindos da África. Elas faziam essas bonecas com retalhos de suas saias para que suas filhas tivessem algo para brincar durante a longa viagem.
Além das diversas oficinas e palestras, os alunos mostram seus aprendizados e experimentos na área de química, física e demais disciplinas na sexta feira a tarde durante a Feira de Ciências.
No sábado pela manhã as escolas farão um cortejo pela comunidade convidando-a, para participar das apresentações artísticas dos alunos do ensino médio, apresentação folclórica, oficina de hip hop e de turbante, desfiles, dança de congado, grupo de capoeiras e apresentação de uma letra e música composta pela aluna Elisa Sobreira do terceiro ano.
Segue a programação
Semana Preta
Antônio Pereira/MG
Cronograma Geral: 19 a 24 de novembro de 2018
Segunda 19/11/2018
Dia reservado para organização da Semana e fechamento dos detalhes burocráticos tais como, logística, alimentação e transporte dos convidados (do Sábado/24), uma vez em que estaremos voltando de um feriado prolongado.
Terça 20/11/2018
13:00 – Oficina: “Bonecas Abayomi”, 30 pessoas. – Escola Estadual Professora Daura de Carvalho Neto. Ministrante: Professora Dayanna Ovídio.
Quarta 21/11/2018
10:00 – Palestra: “Racismo é crime, você sabia?” – Escola Estadual Professora Daura de Carvalho Neto. Palestrante: Professora Gleice Silva
15:00 – Oficina: Um registro no mundo – afetos e experimentação audiovisual. (Classificação 16 anos.) Escola Estadual Antônio Pereira. (20 vagas válias para os quatro dias de oficina.) Dia 1. Ministrante: Raquel Sato, Fotógrafo e Produção
18:00 – Cinemafro: Documentário “Viajantes Queers – A potência dos afetos”. Escola Estadual Antônio Pereira Mediadores: Jornalista Lucas Porfírio e Estudante Secundarista Luiz Xablau
Quinta 22/11/2018
14:00 – Oficina: Um registro no mundo – afetos e experimentação audiovisual. (Classificação 16 ANOS.) Escola Estadual Antônio Pereira. Dia 2.Ministrante: Raquel Sato, Fotógrafo e Produção
17:00 – Oficina: “Bonecas Abayomi”, 30 pessoas. – Escola Estadual Antônio Pereira. Ministrante: Professora Dayanna Ovídio
Sexta 23/11/2018
08:00 – 15:30 Montagem do espaço para Feira de Ciências e pré-organização do evento a acontecer no Sábado.
12:30 – Oficina: Um registro no mundo – afetos e experimentação audiovisual. (Classificação 16 anos.) Escola Estadual Antônio Pereira. Dia 3.Ministrante: Raquel Sato, Fotógrafo e Produção
15:00 – Palestra: “A Atuação Africana Na Arte Regional”. Escola Estadual Antônio Pereira Palestrante: Renata Diório
16:00 – 20:00 FEIRA DE CIÊNCIAS – E.E. Antônio Pereira
18:00 FEIJOADA PRETA: momento de confraternização e pré-encerramento da Semana Preta com músicas e exibição de vídeos temáticos.
Sábado 24/11/2018
DIA DE ENCERRAMENTO NA E.E. ANTÔNIO PEREIRA
08:00 – 09:15 – Organização: Montagem do espaço onde se dará o evento. Escola Estadual Antônio Pereira. (Apresentações artísticas na quadra de esportes. Atenção: demarcar espaço para as pessoas se sentarem no chão para assistir, possibilitando que todos, incluindo os que estão aos fundos, possam prestigiar os artistas.)
09:30 – Cortejo de Convite à comunidade para o evento, com o Grupo de Congado Saída: Igreja Queimada A CONFIRMAR
10:00 – Abertura Oficial
– Hino Nacional – João Batista (Belê Belê) e Lucas Torres (Professor de Violão)
– Apresentação de Dança dos alunos do Ensino Médio. Coreografia: “É o poder”, canção de Karol Conka
– Música “Maria Maria – Milton Nascimento”, cantada pelos alunos do Ensino Médio em convite a apresentar os convidados especiais:Efigênia Carabina; Ainda Anacleto; Jay Nara; Luara Sendler; Raquel e toda organização da oficina Um registro no mundo; Grupo de Congado; Grupo Entre No Ritmo; Grupo Rosários; Grupo de Capoeira; e pintor. Deivison Silvestre, sua avó Eluar e familiares presentes.
10:15 – Fala das autoridades: Aida Anacleto , Efigênia Carabina e Dona Eluar.
10:30 – Apresentação Folclórica: Grupo de Dança Rosários. Coordenadora: Juliana Bergamini, professora universitária do Curso de Educação Física da UFOP.
11:00 – INTERAÇÃO
– Oficina de Hip Hop. Ministrantes: Jay Nara e Luara Sendler
– Oficina de Turbante e Produção do Desfile de Encerramento. Ministrante: Aida Anacleto.
– Oficina: Um registro no mundo – afetos e experimentação audiovisual. (Classificação 16 anos.) Escola Estadual Antônio Pereira. Dia 4.Ministrante: Raquel Sato, Fotógrafo e Produção
– Performance e Exposição de Pinturas: Simiosofia. Performer: Pintor Deivison Silvestre
11:50 – Apresentação de Hip Hop: Jay Nara e Luara Sendler
12:00 – Apresentação de Rua: Grupo de Dança Entre No Ritmo. Coordenador: Coreógrafo Giovane
12:20 – Desfile de Encerramento, ao som das canções “Pra não dizer que não falei das flores” e “Olhos Coloridos” apresentadas pelos alunos Hugo e Samara, do Terceiro Ano do E. Médio.
12:30 – Encerramento/Agradecimentos
Deixar Um Comentário