3ª Audiência Pública de 2025 Câmara de Ouro Preto Segurança Pública no Município
Clique play e assista!

Escola de Minas comemora 144° ano de fundação com programação online em Ouro Preto-MG

Idealizada por Dom Pedro II, o último imperador do Brasil, a Escola de Minas é pioneira em estudos geológicos, mineralógico e metalúrgico.

Home » Escola de Minas comemora 144° ano de fundação com programação online em Ouro Preto-MG
Por João Paulo Silva Publicado em 09/10/2020, 16:52 - Atualizado em 09/10/2020, 16:52
Foto – Prédio do Antigo Palácio do Governo, que abrigou a antiga Escola de Minas. Crédito-Tino Ansaloni/Jornal Voz Ativa. Siga no Google News

Idealizada por Dom Pedro II e fundada por Claude Henri Gorceix no dia 12 de outubro de 1876, em Ouro Preto (MG), a Escola de Minas, pioneira em estudos geológicos, mineralógico e metalúrgico comemora 144 anos de fundação na próxima segunda-feira. Em razão da pandemia do novo coronavírus, a programação comemorativa à importante data acontece de forma diferente e inédita dessa vez.

No sábado (10), a Sessão Solene Comemorativa do 144º Ano de Fundação da Escola de Minas será transmitida pelo canal do Youtube. Já no domingo (11), será celebrada uma missa em ação de Graças. A mesma será transmitida ao vivo da Igreja Nossa Senhora do Carmo pela Rádio Itatiaia (89.3 FM) e também pelo Youtube. Os organizadores das festividades pedem que os acessos aos eventos sejam feitos com dez minutos de antecedência.

Saiba mais sobre a história da Escola de Minas

Em uma viagem feita à França, Dom Pedro II pediu a Auguste Daubrée, que fizesse um levantamento aqui no Brasil de quais seriam as melhores formas de desenvolvimento de estudos e de exploração mineral. Auguste Daubrée tinha acabado de ser nomeado Diretor da Escola de Minas de Paris; por esse motivo, recusou o pedido de Dom Pedro, prometendo enviar Claude Henri Gorceix, pessoa de sua confiança.

Após um minucioso estudo realizado no País, Gorceix chega à conclusão de que Ouro Preto era uma região de grande riqueza geológica e envia um relatório a D. Pedro II, informando ter encontrado o lugar ideal para fundar a sede da Escola. O ilustre fundador da Escola descrevia a cidade da seguinte forma:

"Em muito pequena extensão de terreno, pode-se acompanhar a série quase completa das rochas metamórficas que constituem grande parte do território brasileiro e todos os arredores da cidade se prestam a excursões mineralógicas proveitosas e interessantes". 
(Claude Henri Gorceix)

Inicialmente, a Escola de Minas começou funcionando no antigo Palácio dos Governadores, as aulas que aconteciam inclusive aos sábados e domingos eram em tempo integral, com o objetivo de formar profissionais num menor espaço de tempo.

Foto - Dom Pedro II (idealizador) e Claude Henri Gorceix (fundador). Crédito - Reprodução/UFOP.

Gorceix foi fundador da Escola, primeiro diretor e professor de mineralogia, geologia, física e química. Faleceu no dia 6 de setembro de 1919, na França. Durante as comemorações de 94 anos da Escola, seus restos mortais foram trazidos para Ouro Preto e colocados no Mausoléu do Gorceix, localizado no primeiro prédio da Escola de Minas.

Em 1969, houve pelo Decreto-Lei nº 778 do Governo Federal a incorporação da Escola de Minas à Escola de Farmácia, que juntas instituíram a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). No ano de 1995, a Escola de Minas foi transferida para o campus Morro do Cruzeiro, onde funciona atualmente, comportando nove cursos da área de engenharia e arquitetura. (Texto retirado do site do Ministério da Educação).

SERVIÇO
144° aniversário da Escola de Minas*

Dia 10/10/2020 – Sábado 10h 
Sessão solene comemorativa do 144º ano de fundação da Escola de Minas. Transmitida pelo canal do Youtube da Escola de Minas: : https://www.youtube.com/watch?v=9A38oymH0B8

Dia 11/10/2020 – Domingo 08h30 
Missa em Ação de Graças pelo 144º Aniversário da Escola de Minas. Transmitida da Igreja Nossa Senhora do Carmo pela Rádio Itatiaia (89.3 FM) e Youtube: https://youtu.be/_4blEFMpeMo

* Favor acessar os eventos com 10min de antecedência.

Deixar Um Comentário