79ª Reunião Ordinária da Câmara de Ouro Preto - MG - 03/12/2024 - Transmissão Espontânea
Clique play e assista!

Entrega da Medalha Aleijadinho marca os 209 anos da morte do gênio do barroco Brasileiro

Público numeroso acompanha a entrega das honrarias, no Santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora da Conceição, em Ouro Preto (MG)

Home » Entrega da Medalha Aleijadinho marca os 209 anos da morte do gênio do barroco Brasileiro
Por Daniel Marcos Publicado em 18/11/2023, 21:30 - Atualizado em 20/11/2023, 21:04
Fotos: Bruna Amorin Siga no Google News

Fotos: Bruna Amorin

Na tradição ouro-pretana, o dia 18 de novembro foi marcado pela celebração da 45ª Semana do Aleijadinho, com a entrega de medalhas a personalidades homenageadas pela Prefeitura de Ouro Preto em colaboração com o Museu Aleijadinho e a Paróquia do Santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora da Conceição, localizado no Bairro Antônio Dias.

Conforme estabelecido pela Lei Estadual 20.470, de 2012, anualmente, em 18 de novembro, são realizadas atividades visando preservar e valorizar o patrimônio vinculado ao Barroco Mineiro.

Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido como Aleijadinho, é considerado o maior expoente da arte colonial no Brasil e faleceu em 18 de novembro de 1819, em Ouro Preto, aos 76 anos.

Neste ano, a cerimônia contou com a presença dos Dragões da Inconfidência, atraindo um público numeroso.

Estiveram presentes o Prefeito Angelo Oswaldo, a Vice-prefeita Regina Braga, o Presidente da Câmara de Vereadores de Ouro Preto, Zé do Binga; o Secretário de Cultura e Turismo, Flávio Malta; a Secretária Adjunta de Cultura, Margareth Monteiro; o Chefe de Gabinete da Prefeitura, Zaqueu Astoni; o fundador do Museu Aleijadinho e Bispo Emérito de Oliveira, Dom Barroso; o Pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição e o Padre Edmar José da Silva, ex-reitor do Seminário de Mariana.

Os músicos da Sociedade Musical Senhor Bom Jesus das Flores (Banda do Alto da Cruz) emocionaram a todos com a execução do Hino Nacional e o hino à Ouro Preto.

O orador oficial da cerimônia foi o Cônego Nedson Pereira de Assis, Reitor da Basílica do Bom Jesus de Matozinhos, do município de Congonhas.

Diversas personalidades foram agraciadas com a honraria que leva o nome do mestre do barroco mineiro. Entre os homenageados, destacam-se, o ex-reitor do Seminário de Mariana, Monsenhor Celso Murilo Souza Reis; o ex-ecônomo da Arquidiocese de Mariana, Padre Darci Fernandes Leão; o Comandante do 52° BPMMG, Tenente Coronel Joilson Bittencourt; Mauro Francisco de Souza Silva, Prior da Ordem Terceira das Mercês e Perdões; o Vice-presidente da Vivo, Eduardo Navarro de Carvalho; Deputado Federal Reginaldo Lopes, Deputado Estadual Leleco Pimentel; Dionísia Gomes, Harley de Carvalho Lima, Pároco da Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré em Cachoeira do Campo; a Musicista violonista Délcia Maria do Carmo, conhecida como Dona Dó; Maria Benícia Ponciano Gomes, presidente da Associação das Senhoras Artesãs; Lúcia Nazaré Bento, líder do Artesanato de Maciel, subdistrito de São Bartolomeu; o ator e artista plástico Jonas Bloch; o Musicólogo Maurício Monteiro; Jarbas Soares Júnior; o Percursionista Djalma Correia (post mortem); e Celso Moreira, membro da Irmandade do Santíssimo (post mortem).

Fotos: Bruna Amorin

Deixar Um Comentário