79ª Reunião Ordinária da Câmara de Ouro Preto - MG - 03/12/2024 - Transmissão Espontânea
Clique play e assista!

Duo inédito se apresenta na Série Música de Câmara

Projeto com curadoria da Orquestra Ouro Preto é apresentado mensalmente no Memorial Vale.

Home » Duo inédito se apresenta na Série Música de Câmara
Por JornalVozAtiva.com Publicado em 21/11/2023, 14:16 - Atualizado em 21/11/2023, 14:16
Foto – Pedro e Mariah. Crédito – Paulo Henrique Colen. Siga no Google News

Os mineiros Pedro Gomes e Mariah Carneiro estreiam no Memorial Vale na quinta-feira, 23 de novembro, o  concerto “Inteiro a Dois”, que leva para o palco uma experiência íntima e emocionante de música popular brasileira em formato de duo. A atração integra a série “Música de Câmara”, projeto da Orquestra Ouro Preto que reúne grandes talentos da música mineira para apresentações intimistas, repletas de excelência e versatilidade.

Com letras que falam sobre amor, convívio e cotidiano, Pedro Gomes e Mariah Carneiro apresentam um repertório que mescla obras autorais com releituras de nomes da MPB como Milton Nascimento e Rosa Passos, e obras de artistas mineiros, como Déa Trancoso e Sergio Santos. O concerto gratuito acontece às 19h e os ingressos podem ser retirados uma hora antes, no local do evento.

O Memorial Vale, um dos espaços culturais do Instituto Cultural Vale, fica na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, e tem entrada gratuita. Saiba mais em https://memorialvale.com.br/pt/ .

A curadoria da série “Música de Câmara” é assinada pelo maestro Rodrigo Toffolo e a programação ao longo do ano prevê a apresentação de uma série de duos, trios e quartetos formados por artistas que são referência em seus instrumentos e se destacam no universo da música sinfônica ou popular.

Ainda inédito, o duo Pedro Gomes e Mariah Carneiro traz uma proposta que explora arranjos em diferentes texturas musicais; misturando violão, baixo elétrico e viola caipira com a harmonia das vozes. Com a proximidade e a cumplicidade de um casal, “Inteiro a Dois” transmite uma sensação de aconchego, permitindo ao público mergulhar em um mundo de sentimentos e sensações.

Foto — Pedro e Mariah. Crédito — Paulo Henrique Colen.

Reconhecido como um dos músicos mais atuantes na nova safra de instrumentistas mineiros, Pedro Gomes celebra a boa fase com o Prêmio BDMG Instrumental. Aos 29 anos, formado em Música pela UFMG, natural de Belo Horizonte, tem participado de diversos projetos de jazz instrumental e música brasileira. Como instrumentista, já atuou com grandes nomes da música brasileira como Flávio Venturini, Orquestra Ouro Preto, Frejat, Toninho Horta, entre outros. Em 2022, lançou seu primeiro álbum solo, chamado “MAGMA”.

Em 2013, foi vencedor do concurso Jovem Instrumentista do BDMG. Em 2015, venceu o Novos Talentos do Jazz, com o grupo Jazzcorde-on. Em 2020, o Prêmio da Música Popular Mineira, com o violeiro Wilson Dias
(álbum NATIVO/2018). Em 2021, foi vencedor do XX Prêmio BDMG Instrumental, um dos maiores prêmios de composição do país. Em maio de 2022, gravou o programa Instrumental SESC Brasil, do SESC-SP, convidando o baixista Michael Pipoquinha. 


Formada em Canto Popular pela renomada Bituca: Universidade de Música Popular, em Barbacena (MG), Mariah Carneiro estudou com grandes mestres como lan Guest, Gilvan de Oliveira, Andrea Amendoeira, Babaya Morais, Felipe Moreira e Grupo Ponto de Partida. Mineira, há 14 anos Mariah começou sua trajetória pela arte dos sons. O primeiro trabalho como intérprete foi em uma banda formada por familiares, fazendo shows em sua cidade natal, Senador Firmino, Zona da Mata mineira.

Além de shows solo, Mariah foi vocalista nos projetos “Dalbérgia Nigra Grupo” (entre 2007 e 2011) e “Banda Weekend” (entre 2009 e 2015). É integrante da “Roda de Samba da Babaya”, criado por Babaya Morais em 2018. Participou do álbum “Vata” de Marcos Ruffato, como intérprete na faixa “Serra de Luz". Em 2023, lançou seu primeiro álbum solo, intitulado “Ser”. Com arranjos e produção musical de Christiano Caldas, o disco conta com composições de nomes da MPB, bem como a elogiada releitura de “Alguma Voz”, de Dori Caymmi/P.C.Pinheiro, a canções inéditas do compositor mineiro Sérgio Santos.

O projeto “Música de Câmara” dá continuidade à parceria entre a formação mineira e o Memorial Vale, iniciada em 2019 com o projeto “Mulheres na Música”, que homenageava compositoras, instrumentistas e pesquisadoras de destaque na cena mineira, mas foi interrompido pela pandemia de Covid. A curadoria vai ao encontro da vocação do espaço localizado na praça da Liberdade, valorizando as tradições e a arte do nosso estado sem perder de vista o olhar contemporâneo.

Serviço:

Música de Câmara apresenta Inteiro a Dois
Data/ horário: quinta-feira, 23 de novembro, às 19h

Foto — Pedro e Mariah. Crédito — Paulo Henrique Colen.



Memorial Minas Gerais Vale

Endereço: Praça da Liberdade, nº 640, esquina com Rua Gonçalves Dias, Savassi.
Horário de funcionamento: Terça, quarta, sexta e sábado: das 10h às 17h30, com permanência até as 18h. Quinta, das 10h às 21h30, com permanência até as 22h. Domingo, das 10h às 15h30, com permanência até as 16h. Entrada Gratuita

Deixar Um Comentário