Dia de Santa Cruz tem programação religiosa em Ouro Preto

Home » Dia de Santa Cruz tem programação religiosa em Ouro Preto
Por com texto de FAOP Publicado em 03/05/2022, 16:59 - Atualizado em 03/05/2022, 17:00
festa-santa-cruz-ouro-preto
Foto – Comunidade e Tino Ansaloni durante ornamentação do cruzeiro do bairro Cabeças Siga no Google News

Na manhã de 03/05, o Jornal Voz Ativa esteve ao vivo, mostrando umas das tradições religiosas da cidade que contam com a ornamentação das cruzes dos vários cruzeiros da cidade. No bairro Cabeças, na rua Alvarenga conversamos com algumas pessoas que mantêm viva essa tradição.

Assista live nesse link

Apesar de nesse ano não acontecer a Festa de Santa Cruz, no bairro Antônio Dias, haverá, além da ornamentação das cruzes, programação religiosa nas Paróquias de Nossa Senhora da Conceição e Nossa Senhora do Pilar.

Paróquia de Nossa Senhor da Conceição:

19 horas - Missa no Espaço Celebrativo
- Após, saída da Bandeira com a Mordoma professora Lúcia Santos até a ponte de Marília de de Dirceu, a companhada por: Banda de Nosso Senhor Bom Jesus das Flores, Guarda de Moçambique Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia do Alto da Cruz, Guarda de Congo Manto Azul de Nossa Senhora Aparecida e São Benedito do bairro Santa Cruz.
- Reza do Ofício de Nossa Senhora coordenada pela família Sacramento
- Levantamento do mastro de Santa Cruz
- Retreta com a Banda de Nosso Senhor Bom Jesus das Flores

Paróquia de Nossa Senhora do Rosário:

18h45 - Procissão saindo da casa da senhora Délcia Maria do Carmo Soares, a Dó.
Cortejo abrilhantado pela Banda de Nosso Senhor Bom Jesus de Matosinhos
19h - Missa celebrada em frente ao Cruzeiro do bairro Cabeças na Praça Padre Lobo.

Para a Igreja Católica, 3 de maio representa a data da descoberta da Cruz de Cristo por Santa Helena. Ainda simboliza a recuperação da mesma Cruz após séculos por Heráclio, por isso é comemorado o Dia de Santa Cruz.

Acredita-se que a tradição tenha chegado em Ouro Preto no século 18, sendo uma das mais antigas celebrações da cidade. Na data, os moradores costumam enfeitar as cruzes de suas casas, cruzeiros dos bairros e até pontes nas ruas ou fazendas como símbolo de fé e devoção. Esperam com isso espantar os males que ali rondam, e trazer saúde e proteção às suas famílias. Além dos adornos, fiéis também depositam votos e intenções.

Em Ouro Preto, a festa passou a ser chamada também de Festa do Amendoim ou Festa da Ponte, contando com apresentações musicais, barraquinhas de comidas típicas, além de missas e procissões pelas ruas. A FAOP, em 2006, se propôs a realizar um resgate cultural junto às associações de bairro ao perceber que a tradição de ornamentação das cruzes estaria se perdendo em meio às comemorações. Desde então, promove oficinas e está presente na programação como forma de preservar a história da comunidade e a rica expressão cultural.



Deixar Um Comentário