Contador de histórias e ator africano participa de atividades gratuitas em Ouro Preto-MG

François Moïse Bamba, do Burkina Faso, é o convidado especial de atividades promovidas pelo projeto “Vila Rica de Histórias” nesta terça e quarta-feira.

Home » Contador de histórias e ator africano participa de atividades gratuitas em Ouro Preto-MG
Por João Paulo Silva Publicado em 19/11/2019, 11:50 - Atualizado em 19/11/2019, 11:56
Foto-Divulgação. Crédito-Projeto “Vila Rica de Histórias” Siga no Google News

O Projeto “Vila Rica de Histórias” recebe em Ouro Preto (MG), o contador de histórias e ator africano François Moïse Bamba, do Burkina Faso, Oeste da África, para duas atividades gratuitas. François excursiona pelo país até 2020 tendo passado por São Paulo Alagoas, Pernambuco, Maranhão, Bahia e Rio Grande do Norte.

Nesta terça-feira (19/11), às 21h, na sala 12 do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto (DEART/UFOP), acontece a conferência "As sociedades de tradições orais da África do Oeste, educações e transmissões".

Já na quarta-feira (20/11), Dia da Consciência Negra, o Grêmio Literário Tristão de Ataíde recebe, a partir das 20h, o espetáculo de contos “Palavras de Griots”.

Haverá tradução em cena por Laura Tamiana.

François Moïse Bamba

Nascido em Burkina Fasso (ou Burkina Faso) que significa “terra dos homens dignos”, no dialeto local, o contador de histórias e ator, François Moïse Bamba é da casta dos ferreiros, os mestres do fogo e do ferro.

Foi iniciado na arte do conto por seu pai e criado em estreita relação com a tradição da cultura e da arte griot do Burkina Faso. Credita sua formação artística principalmente a Hassane Kouyaté, Habib Dembélé e Jihad Darwiche.

Coletou e reescreveu numerosos contos do Burkina Faso, alguns deles dando origem a CD, DVD e livros publicados na França. Ao longo de seus 20 anos de carreira, tem viajado o mundo todo ao encontro do seu público.

Foi por diversos anos diretor artístico do festival Yeleen, no Burkina Faso, diretor artístico e cultural da Maison de la Parole (Casa da Palavra) e coordenador geral da rede internacional de contadores de histórias da África do Oeste Afrifogo. Iniciou em 2018 a organização do Festival International dos Patrimônios Imateriais, no Burkina Faso, e é diretor da Companhia Les Murmures de la forge (conto e música).

SERVIÇOS

Projeto “Vila Rica de Histórias recebe o contador de histórias e ator africano François Moïse Bamba.

Dia 19/11

Conferência

Onde: Universidade Federal de Ouro Preto (sala 12 do Deart)

Horário: 21h

Dia 20/11

Espetáculo de contos "Palavras de Griots"

Onde: Grêmio Literário Tristão de Ataíde

Horário: 20h

Entradas gratuitas

Informações: (31) 9.92626044

Deixar Um Comentário