Concurso estudantil homenageia Jair Afonso Inácio em Escola de Ouro Preto-MG

O restaurador foi um dos fundadores do primeiro curso de Conservação e Restauro do Brasil, sediado na Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP)

Home » Concurso estudantil homenageia Jair Afonso Inácio em Escola de Ouro Preto-MG
Por Giovany de Oliveira Silva Publicado em 15/05/2025, 11:45 - Atualizado em 15/05/2025, 11:52
Jair Afonso Inácio (Foto: Acervo FAOP) Siga no Google News

Acontece nesse sábado, dia 17 de maio, na Escola Estadual Marília de Dirceu, em Ouro Preto, durante as comemorações do Dia da Família na Escola, a etapa de premiação do I Concurso "Jair Afonso Inácio" de Desenhos Autorais.

Jair Afonso Inácio, ouro-pretano do distrito de Antônio Pereira e residente do bairro Antônio Dias, foi pioneiro na área da Conservação e Restauro do patrimônio artístico nacional. Autodidata, explorou desde cedo as suas habilidades artísticas e aprendeu muito jovem o ofício de conservador e restaurador.

Sua genialidade, técnica e competência, posicionaram Ouro Preto no cenário artístico nacional e internacional e elevaram o nível das discussões em conservação e restauro. Jair Afonso, inclusive, foi um dos fundadores do primeiro curso de Conservação e Restauro do Brasil, sediado na Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP) desde então.

O I Concurso “Jair Afonso Inácio” de Desenhos Autorais da Escola Estadual Marília de Dirceu é um certame estudantil que procura, através da memória de um dos mais relevantes artistas ouro-pretanos de todos os tempos, estimular às novas gerações ao exercício da arte, fomentando e fortalecendo assim, o surgimento de novos artistas na cidade.

As etapas consistiram em divulgação de edital, período de inscrições, prova prática de desenho e avaliação de uma banca composta por artistas visuais ouro-pretanos da atualidade. Dividido em duas modalidades, serão premiados com a Medalha Jair Afonso Inácio, o primeiro e segundo lugar da categoria Estudantes do 6° e 7° ano do Ensino Fundamental, e primeiro e segundo lugar da categoria 8° e 9° ano do Ensino Fundamental. Os estudantes premiados ainda receberão um kit básico de desenho e um curso de introdução aos elementos básicos das Artes Visuais.

Retornar à história de Jair Afonso Inácio, é sem dúvidas retomar a própria história de Ouro Preto e de sua gente. Que as novas e próximas gerações estejam atentas a essa referência que pavimentou o chão para que muitos artistas passassem.

Que o reconhecimento dos quatro vencedores do concurso, seja estímulo para o seu desenvolvimento artístico e fomento ao desenvolvimento de seus colegas.

Jair Afonso Inácio e sua memória, merecem!

Deixar Um Comentário