O Teatro SESIMINAS BH recebe no dia 19/07/2024, às 20h, o espetáculo “Pérolas de um Brasil Profundo”, um verdadeiro mergulho nas raízes profundas do Brasil, destacando as lutas e as histórias do povo nordestino e brasileiro como um todo. Com Saldanha Rolim e Breno Bartolomeu como protagonistas, o espetáculo se desenrola em uma jornada emocionante, contada através de música, poesia e performance.
No centro do palco, Saldanha Rolim e Breno Bartolomeu dão vida a personagens inspirados em figuras reais e fictícias, cujas histórias refletem as diversas facetas da experiência brasileira. Desde os desafios enfrentados pelos sertanejos até as batalhas por justiça social e igualdade, a apresentação também lança luz sobre as profundezas da alma brasileira.
O Madrigal Scala, com sua harmonia impecável, serve como pano de fundo sonoro, elevando as emoções e dando voz aos anseios e esperanças do povo. Seja através de clássicos da música nordestina, como o baião e o forró, ou de composições originais que ecoam os sons da terra, o coral transporta o público para os cenários vibrantes e coloridos do Brasil profundo.
“Pérolas de um Brasil Profundo” não apenas celebra as riquezas culturais e humanas do país, mas também desafia o espectador a refletir sobre questões atuais e universais, como a desigualdade, a resistência e a busca pela identidade. É uma experiência que ressoa além das fronteiras geográficas, tocando os corações e as mentes de todos aqueles que se deixam envolver pela magia do espetáculo.
Saiba mais sobre os artistas que participam do espetáculo “Pérolas de um Brasil Profundo”
Breno Bartolomeu
Pianista, cantor, compositor, arranjador e diretor musical, Breno começou seus estudos na música aos 7 anos de idade, estudou canto e piano na Fundação Clóvis Salgado – CEFART.
Realiza um importante trabalho de divulgação da arte, apresentando-se com frequência nos teatros com grande relevância em Belo Horizonte e em outros locais da cidade e do interior do estado de Minas Gerais. Apresentando obras de diversas fases da história da música vocal e pianística em vários idiomas e estilos.
Como maestro, foi duas vezes no Concurso de Jovem Regente da Orquestra SESIMINAS com tutoria do Maestro Felipe Magalhães. É considerado o músico mais jovem a reger uma orquestra no país. Maestro titular do Madrigal Scala, coro com 35 anos de existência, acumulando grande estima e trajetória, também é diretor musical da Orquestra Mineira de Câmara, realizando séries de concertos em homenagem a música brasileira, tendo como mais relevantes o Raul in Concert e logo após os 25 Anos do Trio Amaranto.
Atualmente é bacharelando em Música pela Universidade Federal de Minas Gerais, sob tutoria da Doutora Luciana Monteiro.
Saldanha Rolim
O cantor e compositor Saldanha Rolim é cearense de Parambu, criado em São Luiz do Maranhão
Saldanha Rolim sempre vivenciou as diversas manifestações culturais de seu povo, expressas através do cantar do dia-a-dia e da diversidade de ritmos e pela influência dos mestres do cancioneiro popular brasileiro, entre eles Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro.
Em 1980 Saldanha Rolim seguiu para São Paulo, levando na bagagem esta mistura de sons. Começou a se destacar com seus shows vibrantes, fazendo circuitos universitários e se apresentando em programas de TV. Em pouco tempo, ele criou um estilo próprio ao dar um sotaque novo à rítmica nordestina.
Na capital paulista travou contato, entre outros, com o compositor Geraldo Vandré, que em 1984 o convidou para participar do histórico show das terras de Benvirá realizado na cidade de Puerto Stroessner, no Paraguai. Neste show ele foi apresentado ao cantor mineiro Saulo Laranjeira, iniciando ali uma grande amizade que desaguou em fecundas parcerias e o contato direto com Minas Gerais.
Levando a sua música por mais 120 cidades mineiras, Saldanha Rolim se tornou presença obrigatória na maioria dos eventos realizados pelo estado afora.Em 1999 fez uma turnê na Itália ao lado da Família Alcântara, importante grupo afro mineiro, representando o Brasil em nove festivais de verão importantes daquele país, passando por grandes cidades tais como Gênova, Milão, Turim, Nápoles, conquistando assim espaços importantes para sua música e a MPB na Europa.Dando continuidade a sua caminhada, em 2001 Saldanha se apresentou em Toronto – Canadá.Em 2005, patrocinado pelo Ministério da Cultura se apresenta em 20 cidades brasileiras com o espetáculo, Saldanha Rolim e os Tambores de Cantaria.
Madrigal Scala
O Madrigal Scala destaca-se no cenário canto coral, evidenciando relevante trajetória dsucesso. O grupo é atualmente um dos principais coros amadores do estado de Minas Gerais, sob os pontos de vista técnico e artístico, cujo repertório eclético é formado por composições de todos os períodos da história da música. O Madrigal Scala continua firme em seu propósito de trabalho, cumprindo o papel social da música, divulgando e promovendo o canto coral, através da regência do maestro Breno Bartolomeu, pianista, cantor, compositor, arranjador e diretor musical.
Serviço
Título: Pérolas de Um Brasil Profundo
Clique aqui e garanta o seu ingresso!
Data: 19/07/2024
Classificação etária: Livre
Horário de início: 20h
Tempo de duração: 60 minutos
Preço do ingresso: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia entrada)
Centro Cultural SESIMINAS BH
Rua Padre Marinho, n. 60, Santa Efigênia, Belo Horizonte (MG)
Deixar Um Comentário