Biblioteca Pública de Ouro Preto recebe exposição “Cárcere e Arte: Expressões de Liberdade”

Com curadoria de Rennan Bentolila, exposição poderá ser visitada de 16 de setembro a 15 de novembro.

Home » Biblioteca Pública de Ouro Preto recebe exposição “Cárcere e Arte: Expressões de Liberdade”
Por JornalVozAtiva.com Publicado em 09/09/2024, 13:48 - Atualizado em 09/09/2024, 14:45
Arte reprodução. Crédito — Divulgação. Siga no Google News

O Colégio Estadual Mário Quintana em parceria com a Biblioteca Pública Municipal de Ouro Preto tem o prazer de anunciar a inauguração da exposição "Cárcere e Arte: Expressões de Liberdade", uma mostra inovadora que explora a interseção entre o sistema prisional e a expressão artística. A exposição será aberta ao público a partir de 16 de setembro e estará em exibição até 15 de novembro de 2024.

"Cárcere e Arte: Expressões de Liberdade" reúne uma seleção poderosa de obras de pessoas privadas de liberdade que transformaram-se em artistas e usam a arte como uma forma de resistência, reflexão e transformação dentro e fora do sistema prisional. A mostra oferece uma visão única sobre como a criatividade pode se manifestar em contextos de restrição e controle, proporcionando uma plataforma para as vozes daqueles que muitas vezes são silenciados.

A exposição busca provocar um diálogo sobre a importância da arte como uma ferramenta para o enfrentamento das realidades do encarceramento e a promoção de um sistema de justiça mais humano e reformador.

O Projeto surge no ano de 2023 com a criação do Núcleo de Arte do Colégio Estadual Mário Quintana. Colégio Estadual em funcionamento dentro da Penitenciária Lemos de Brito, situado no Complexo de Gericinó, um dos maiores complexos penitenciários do Brasil, através da iniciativa do Professor de Arte Rennan Bentolila, que assina a curadoria dessa exposição) juntamente com o apoio e parceria da também Professora de Arte e Diretora da Unidade Escolar, Maria Anita Alvarenga.

O Curador: Rennan Bentolila é professor de História, Artes Visuais, Especialista em História da Arte Sacra e Arqueologia, e atualmente formando em Museologia; que atua não só lecionando Arte em Instituições de ensino público e privado na cidade do Rio de Janeiro, como também é o responsável pela criação e coordenação do projeto que deu origem ao Núcleo de Arte; possui dois livros publicados voltados para a História da Arte, intitulados: “Os Oratórios: A Privatização da Fé na Sociedade Colonial nos séculos XVIII e XIX” e “Os Oratórios para Crianças e Adolescentes”; possui em sua experiência a curadoria da Exposição: “Vozes do Silêncio – A Libertação da Alma” também com a temática prisional e hoje assina a sua primeira grande curadoria expositiva, trazendo à luz o trabalho realizado com pessoas privadas de liberdade.

Visitação: Segunda a sexta-feira: de 8h às 18h: Entrada gratuita.

Sobre a Instituição: O Núcleo de Arte do Colégio Estadual Mário Quintana é dedicado à promoção da Arte e da Cultura como veículos para o entendimento e a transformação social. Com um compromisso com o respeito à dignidade humana, empoderamento, inclusão e transformação social, usando esses meios como ferramenta para mudanças pessoais e coletivas dentro e fora do ambiente prisional.

Para mais informações, entre em contato: Rennan Bentolila, (21)99814-5631
E-mail: [email protected] / Instagram: @nacemq

Deixar Um Comentário