Banda do Alto da Cruz comemora 90 anos de fundação com festival de bandas

O “III FestBandas do Alto da Cruz” acontece no próximo domingo (18/09) com a participação de seis tradicionais bandas de Ouro Preto e região. Confira a programação.

Home » Banda do Alto da Cruz comemora 90 anos de fundação com festival de bandas
Por João Paulo Silva Publicado em 14/09/2022, 14:34 - Atualizado em 14/09/2022, 14:34
Foto – Membros da Sociedade Musical Senhor Bom Jesus das Flores. Crédito – Ane Souz Siga no Google News

A Banda das Flores, também conhecida como Banda do Alto da Cruz, comemora 90 anos de fundação nesta quarta-feira, 14 de setembro de 2022. Para não deixar passar em branco essa importante data, essa joia musical de Ouro Preto (MG) promove o “III FestBandas do Alto da Cruz”. O evento acontece no próximo domingo (18/09) com a seguinte programação gratuita:

  • 10h30 – Desfile de bandas pelas ruas do bairro Alto da Cruz;
  • 11h15 – Abertura do FestBandas em frente à Casa de Cultura Negra, situada à Rua Padre Faria, n. 14, Ouro Preto (MG);
  • 13h – Apresentação individual das bandas na Escola Estadual Desembargador Horácio Andrade, situada à Rua Desidério de Matos, n. 268, Alto da Cruz, Ouro Preto (MG).

Logo abaixo, você pode conferir todas as bandas que integram o “III FestBandas do Alto da Cruz”.

  • Sociedade Musical Senhor Bom Jesus das Flores (Ouro Preto);
  • Associação Musical Nossa Sra. da Conceição da Lapa (Distrito de Antônio Pereira);
  • Sociedade Musical São Sebastião (Distrito de Passagem de Mariana);
  • Sociedade Musical União Social (Distrito de Cachoeira do Campo);
  • Sociedade Musical União XV de Novembro (Mariana);
  • Sociedade Musical Senhor Bom Jesus de Matosinhos (Ouro Preto).

Outras atrações

A organização do evento ressalta que durante as apresentações haverá exames básicos de saúde, corte de cabelo gratuito, área de lazer e outras atividades.

Histórico

A Banda das Flores ou Banda do Alto Da Cruz nasceu para abrilhantar as festividades religiosas após a reedificação da capela do Senhor Bom Jesus das Flores no Taquaral, em 1932. Para organizar a banda, o Sr. José Godinho dos Santos convidou músicos da cidade, pessoas com algum conhecimento musical e jovens para se iniciarem como aprendizes. Os primeiros instrumentos foram adquiridos através de compra de antigas bandas musicais extintas, e para mestre foi convidado o Sr. Vicente Aniceto, músico militar, trombonista e trompetista do 10º Batalhão de Caçadores de Ouro Preto.

O repertório musical, composto principalmente de valsas, marchas e dobrados, era obtido copiando música de outras corporações ou de amigos que traziam partituras de outras localidades. Para formar o acervo da sociedade, uma cópia completa era depositada no arquivo e, a partir desta, cada músico copiava a parte relativa ao seu instrumento. A primeira apresentação oficial da sociedade foi em 17 de setembro de 1932, Dia do Senhor Bom Jesus das Flores. Depois de inaugurada, a sociedade passou a se apresentar em festas religiosas contratadas pelas irmandades ou pelas comissões de festas. Também tocavam no carnaval de rua e em clubes.

A sociedade musical é registrada como sociedade civil de caráter filantrópico, ela se mantém com a mensalidade dos sócios, quantias resultantes de tocatas e apresentações em festas religiosas, retretas e festas populares. O dinheiro arrecadado é empregado pela diretoria para cópia das músicas, uniforme dos integrantes, compra e reforma de instrumentos musicais, manutenção da sede e, em casos inevitáveis, auxílio aos músicos. Na dificuldade ou na bonança, a sociedade segue até os dias de hoje trazendo alegria por onde passa.

Foto - Membros da Sociedade Musical Senhor Bom Jesus das Flores. Crédito - Ane Souz

Deixar Um Comentário