28-01-2023 – As inscrições para o edital Academia Orquestra Ouro Preto terminam hoje

Criado para promover o ensino da prática orquestral, projeto recebe inscrições de jovens músicos nas áreas de violino e violoncelo. As inscrições encerram neste sábado, dia 28 de janeiro.

Home » 28-01-2023 – As inscrições para o edital Academia Orquestra Ouro Preto terminam hoje
Por Assessoria A Dupla Informação Publicado em 28/01/2023, 12:23 - Atualizado em 28/01/2023, 12:23
Academia-Orquestra-Ouro-Preto-2----Cre-#769dito-Rapha-Garcia
Foto – Academia Orquestra Ouro Preto Credito – Rapha Garcia Siga no Google News

A Academia Orquestra Ouro Preto está com inscrições abertas para o edital voltado para proporcionar a jovens músicos, com idades entre 18 e 28 anos, a oportunidade de desenvolverem seus talentos por meio da prática orquestral. As inscrições estão abertas até o dia 28 de janeiro e oferecem quatro vagas para violino e duas para violoncelo. Os selecionados receberão uma bolsa mensal no valor de R$ 1.000,00, entre fevereiro e dezembro de 2023.

Pautada na vivência artística, a Academia Orquestra Ouro Preto é um programa que visa dar oportunidade a jovens talentos para que experimentem a prática orquestral dentro de uma instituição reconhecida. Além do desenvolvimento técnico musical, os bolsistas ainda têm oportunidades práticas em concertos com a presença do público, além da possibilidade de participarem dos projetos desenvolvidos pela Orquestra Ouro Preto ao longo do ano. Desta forma, participar da Academia é uma experiência única, gerando vivências enriquecedoras com músicos e professores de reconhecida excelência.

Além de ensaios semanais em Belo Horizonte, os bolsistas aprendem com, talvez, o melhor dos professores, o palco. Entre gravações, concertos e aulas, os alunos absorvem, diretamente da fonte, lições riquíssimas com os líderes de naipes da Orquestra, o Maestro Rodrigo Toffolo e, muitas vezes, ícones da música brasileira, que são convidados eventualmente para projetos. Atualmente, 8 ex-alunos são protagonistas da formação principal e passaram por essa fase preparatória dentro da Academia antes de ingressarem oficialmente no corpo musical.

A musicista Adélia Cristina, de 25 anos, natural de Mariana, ingressou na Orquestra Ouro Preto por meio da Academia quando ainda era estudante de música na universidade. Ela já tocava em um grupo de percussão e também já tinha participado da Banda Sinfônica da Universidade Federal de Ouro Preto, mas enxergou na Academia uma oportunidade para aprofundar seus conhecimentos e ter uma experiência de prática orquestral.  

“A Academia Orquestra Ouro Preto apresenta uma importância fundamental na minha formação profissional. Desde que entrei, me desenvolvi muito como artista. Durante esse período, tive a oportunidade de fazer solos nos espetáculos, me apresentei com artistas renomados do cenário musical, como Alceu Valença e até participei de turnês com a Orquestra Ouro Preto. Todas essas conquistas só aconteceram por causa da Academia”, destaca Adélia.

Entre os projetos que ela considera mais marcantes na sua trajetória dentro da Academia está o concerto “Fernão Capelo Gaivota”, uma cantata cênica que reuniu orquestra, coro infantil e um balé. O espetáculo é uma adaptação de um clássico da literatura mundial e contou com a participação do premiado Tim Rescala. O projeto foi apresentado em Belo Horizonte e também no Rio de Janeiro.

Inovação

Sempre se desafiando e buscando promover novas experiências para os bolsistas de seu projeto de formação, a Orquestra Ouro Preto inova mais uma vez ao propor, ainda para este ano, a gravação do primeiro álbum da Academia, trazendo para esse período de aprendizado também a vivência em estúdio. “O grande desafio deste ano será a gravação do primeiro CD da Academia. A experiência de passar dias em um estúdio gravando e procurando a perfeição a cada take traz um crescimento técnico e musical de extrema importância na carreira”, afirma Rodolfo Toffolo, coordenador da Academia.

O edital com as informações completas e a ficha de inscrição estão disponíveis no site www.orquestraouropreto.com.br.

SERVIÇO

Termina neste sábado as inscrições para o edital Academia Orquestra Ouro Preto

Período de inscrições: até 28 de janeiro de 2023

Vagas: Violino e violoncelo

Bolsa para os selecionados: R$ 1.000,00/mês

Inscrições: Gratuitas

Mais informações: https://www.orquestraouropreto.com.br/site/academia/

Um Comentário

  1. Everton 30/01/2023 em 16:59- Responder

    Poderia ser mais inclusivo na requisito idade. Entre 18 e 28 anos é muito limitante. A oportunidade deveria ser para todos, sendo assim mais democrático. Existem jovens de 40 anos e velhos de 20 anos.

Deixar Um Comentário