Acadêmicos de São Cristovão – Veja como foi o desfile no Carnaval 2014 em Ouro Preto-MG

Home » Acadêmicos de São Cristovão – Veja como foi o desfile no Carnaval 2014 em Ouro Preto-MG
Por Tino Ansaloni Publicado em 11/03/2014, 00:56 - Atualizado em 11/03/2014, 17:26

Por Dalília Caetano

Vejas fotos e vídeo abaixo.

Já sentiu inveja, ira, preguiça, gula ou praticou a luxuria, avareza, ou soberba? Isso mesmo, estamos nos referindo aos Sete Pecados Capitais, tema da Escola de Samba Acadêmica de São Cristovão no carnaval deste ano.

A Escola foi fundada por um grupo de amigos no dia 12 de junho de 1980, que possuíam o desejo de criar um espaço de cultura e lazer para os moradores do Bairro São Cristóvão. No samba enredo, foi cantada a origem dos Sete Pecados e de que maneira nós, pobres mortais, lidamos com eles em nosso dia a dia.

A Comissão de Frente ao som da bateria e às vozes que cantaram o contundente samba surgiu na Praça Tiradentes de dentro de uma caixa preta, fazendo alusão às sete virtudes que se equilibram com os sete pecados capitais. O Mestre Sala e a Porta Bandeira incorporaram a soberba e a vaidade, trazendo em suas vestes o verde e rosa que simbolizam as cores da escola.

No carro Abre Alas estava o símbolo da escola, o Cisne branco, que representa fidelidade, pureza e luz. Fizerem parte do conjunto da escola oito alas, aludindo aos sete pecados capitais. A primeira ala veio representando a preguiça; a segunda, a Gula; a terceira, a luxuria; a quarta, a Ira; a quinta, a Inveja; a sexta, as Baianas; a sétima, a Soberba e a oitava e última ala trouxe a Velha Guarda da Escola, uma homenagem ao saudoso Presidente da Escola, José Rosa Ferreira.

No primeiro Carro Aalegórico a ESASC explorou o surgimento do pecado por meio da figura de sete mulheres vestidas de roupas vermelhas, que representaram Eva, que cometeu o primeiro pecado ao comer a maça considerada fruto proibido. O segundo carro trouxe o rosto da Ira caracterizada pelo intenso e descontrolado sentimento de ódio, raiva e rancor. O terceiro carro mostrou a Cobiça representada na figura do dinheiro e na busca desenfreada por bens materiais.

O quarto e ultimo Carro Alegórico representou o Reino de Lascívia e Pudor. A Lascívia significa a propensão para Luxuria, sensualidade exagerada e excitação manifestada no pecado da carne. Esses sentimentos são equilibrados pelo Pudor que impede que se diga ou se faça algo que ofenda a decência, a honestidade, a modéstia e a vergonha.

Cantando e dançando a história do pecado a Escola de Samba Acadêmicos do São Cristóvão conquistou a segunda colocação no Carnaval Cultura 2014 de Ouro Preto.

Assista o vídeo clicando aqui

Veja a pontuação completa da Escola de Samba Acadêmicos de São Cristovão

Alegoria:

Jurado 1 - 9,9

Jurado 2 - 9,7

 

Bateria:

Jurado 1 - 10

Jurado 2 - 10

Conjunto:

Jurado 1 - 9

Jurado 2 – 10

Comissão de Frente:

Jurado 1 - 10

Jurado 2 - 9,5

Enredo:

Jurado 1 - 9,8

Jurado 2 - 8,5

Evolução:

Jurado 1 - 9

Jurado 2 - 9,5

Fantasias:

Jurado 1 - 10

Jurado2 - 8,9

Harmonia:

Jurado 1 - 9

Jurado 2 - 10

 

Mestre Sala e Porta Bandeira:

Jurado1 - 10

Jurado 2 - 9,7

Samba Enredo:

Jurado 1 -9,2

Jurado 2 - 9,8

Total das notas: 190,2

Colocação Geral - 2º lugar

Deixar Um Comentário