Leia “Entre o Natal e o Ano Novo”, por Valdete Braga

Home » Leia “Entre o Natal e o Ano Novo”, por Valdete Braga
Por Valdete Braga Publicado em 29/12/2020, 10:39 - Atualizado em 22/02/2021, 15:28

Estes dias de intervalo entre as comemorações natalinas e a preparação para o Ano Novo nos remetem a uma reflexão. Vale salientar que por comemorações natalinas não me refiro a “pancadões”, bebidas exageradas ou som no último volume madrugada adentro, e sim às comemorações comedidas e que nos remetem ao verdadeiro sentido da data.

Dependendo da profissão e do trabalho exercido, alguns “emendam” os feriados, enquanto outros retornam as atividades no dia 26, mas é fato que, independente da questão ocupacional, este período acaba sendo diferenciado de outros dias do calendário. Trabalhando ou em recesso, enquanto aguardamos o réveillon ainda sob o efeito do Natal, o período é propício para uma avaliação do ano que se encerra.

Existe quem veja na mudança do ano apenas um dia a mais no calendário, e não deixa de ser uma visão válida, merecedora de respeito, dentro da convicção de cada um. Porém, independente de ser do dia 31 de dezembro para o dia primeiro de janeiro, é importante termos uma data como referência para uma renovação interior.

Já comemoramos o Natal e nos despediremos do ano daqui a poucos dias. A árvore e as luzes ainda estão acesas e estamos aqui para apreciá-las. Do que mais precisamos?

Muitos se foram e muitos perderam entes queridos neste ano que se finda. Isto é muito triste e só quem sente pode mensurar, mas tentemos entender que mais forte do que a dor deve ser a Fé, e maior do que a desilusão deve ser a esperança.

Cada novo ciclo, aqui representado pela passagem do dia 31 de dezembro para o dia primeiro de janeiro, merece ser olhado com gratidão pelo que passou e esperança no que está por vir. Mesmo aqueles que consideram este apenas um dia a mais no calendário, possivelmente devem ter outra data, outro momento, ainda que não com a representatividade do réveillon, para esta reflexão.

É importante esta tomada de consciência, para nós e para os outros, individual e coletivamente, em todas as esferas da vida. Esta tomada de consciência não exige uma data específica, até porque precisa vir de dentro e não pode ser imposta, evidentemente. Mas creio que neste período entre as duas datas, Natal e réveillon, o Universo conspire para que ela chegue mais efetivamente, por estarmos, se não todos, a maioria de nós, irmanados em bons sentimentos. Feliz Ano Novo!

Deixar Um Comentário