Crônica: “Vamos agir enquanto há tempo?”, por Valdete Braga

Home » Crônica: “Vamos agir enquanto há tempo?”, por Valdete Braga
Por Valdete Braga Publicado em 02/01/2020, 11:42 - Atualizado em 22/02/2021, 15:28

No início deste ano, muito foi falado sobre o “peso” que ele carregaria. Em janeiro, já nos preocupávamos com o que estaria por vir. Energeticamente, espiritualmente e até sob o aspecto físico, com um realinhamento do eixo do Planeta, 2019 foi considerado, desde o início, um ano difícil.

Acertaram todos. Não foi fácil. Muitas perdas, ambientais e humanas, tragédias, clima tenso na política, nas religiões, violência, censura velada, preconceitos, etc, marcaram este ano, realmente difícil. “Intolerância” foi uma das palavras, se não a palavra mais dita e ouvida.

Foi difícil, sim, negar isto seria tapar o sol com a peneira. Mas aqui estamos, em seu final. Machucados, decepcionados, magoados, talvez. Mas vivos. Chegamos até aqui, com todas as intempéries. Quantos não conseguiram? Quantos amigos ficaram pelo caminho? Se aqui estamos, é porque o mundo ainda precisa de nós. Apesar das dificuldades e intolerâncias, nossa missão não terminou.

Particularmente, e torcendo para estar errada, não creio que 2020 vá ser muito diferente. Cabe a nós fazermos a mudança e a maioria não está preocupada com isto. O ser humano se desumanizou de tal forma, tornou-se tão assustadoramente robótico, que parece, salvo exceções, nem perceber o tamanho do estrago que está fazendo a si mesmo e ao Planeta. Culpamos os políticos, mas quem coloca os políticos onde estão? Culpamos os programas de televisão, mas quem assiste aos programas? Assim terminamos 2019 e assim vamos iniciar 2020, sempre culpando algo ou alguém, mas nos recusando a olhar para dentro de nós mesmos.

A mudança interna é que muda o exterior. Eu acredito, sim, que o homem pode mudar o mundo, e como o mundo precisa mudar! O problema é que para mudarmos o mundo, precisamos enxergar os seus erros, entendê-los  sem os banalizar e começarmos a caminhada dando o primeiro passo. Para o mar existir, foi necessário uma primeira gota d’água. Não tenho a menor idéia de onde ela surgiu, mas o que é o oceano senão trilhões delas? De algum lugar é preciso começar, e por menor que seja o primeiro passo, sem ele a caminhada não existe.

Podemos, sim, mudar o mundo. Mas será que queremos? Ou é mais fácil cada um “defender o seu” e deixar o resto se lascar? Vemos isto a cada minuto, nas situações mais diversas, longe e perto de nós. Santo ninguém é, somos humanos e passíveis de erros, mas o egoísmo alastrou-se de tal forma que perdemos o controle.

Cabe a cada um, a cada gotinha de água, fazer a sua parte para mudarmos a situação energética, espiritual e física deste oceano que é o mundo. Somos responsáveis. Pena não entendermos isto. Queremos um 2020 melhor do que 2019? Então vamos fazê-lo melhor. Cada um na sua casa, na sua profissão, no seu dia a dia. Nós podemos. Só precisamos querer. Ainda há tempo, precisamos agir antes que não haja mais. Feliz 2020 a todos, e que assim seja!

Deixar Um Comentário