“Contestadores”, a nova crônica de Valdete Braga para o JVA

Home » “Contestadores”, a nova crônica de Valdete Braga para o JVA
Por JornalVozAtiva.com Publicado em 17/11/2021, 11:45 - Atualizado em 17/11/2021, 11:45
A escritora Valdete Braga
Foto – A escritora Valdete Braga. Crédito – Reprodução. Siga no Google News

Todos nós já ouvimos falar e muitos tiveram algum tipo de experiência com os chamados “haters” da internet. Este tipo de perfil é mais presente nas redes sociais, mas alguns mais afoitos podem ser encontrados em outros canais, como youtube ou sites de notícias.

São pessoas que se escondem atrás de uma tela de computador ou aparelho celular para agredirem, seja através de “fandom” de artistas, das ditas “celebridades”, ou em postagens de pessoas comuns.

Não devem ter muito o que fazer na vida, para acharem tempo para algo tão sem sentido como ficar de perseguição pela internet, mas existem e se alimentam disto.

Muitos destes chamados haters se escondem atrás de perfis falsos, sem saberem que isto não impede de serem encontrados, caso seja necessário, mas na maioria dos casos nem faz diferença, porque não há interesse do artista ou anônimo que foi atacado em procurá-lo.

Estes não são novidade no mundo virtual, mas atualmente surge um novo tipo de perfil, que não chega a ser um hater, mas que é tão desocupado quanto. São os contestadores de plantão, aqueles que ficam de vigia em postagens alheias para contestarem tudo e todos. São tão obcecados em discordar que muitas vezes caem no ridículo.

Ao contestador não importa qual seja o assunto. De temas sociais a receitas culinárias, em tudo ele se mete e encontra um jeito de procurar confusão. Se alguém fala sobre política, ele imediatamente defende o oposto do que foi dito, não importa o que seja. Se a pessoa fala sobre a chuva, ele arruma uma forma de falar sobre o sol e se o tema for o sol, ele comenta sobre a chuva. Se o autor da postagem elogia o doce, o contestador fala dos malefícios do mesmo e discursa sobre a importância do sal. (Obviamente são exemplos extremos, mas que não fogem à realidade do contestador).

Discurso é outra característica dele. Ele fala, ou melhor, escreve longos textos. Sente uma enorme necessidade de discursar, por não ter argumentos. Contesta falando consigo mesmo, por não saber discutir sobre a sua ideia. Para ele o que importa é discordar, independente do que o outro diga. Ele não precisa entender sobre o assunto, mas precisa falar dele, pelo simples fato de alguém ter falado primeiro.

Como lidar com este tipo de pessoa? Não dando a ela o que ela busca. Evitando o embate, deixando-a falando sozinha. Assim como o hater, o contestador também provoca em busca de reação, se o outro não entrar na provocação, ele não se sentirá incentivado e a provocação perderá a razão de ser.

Deixar Um Comentário