Coluna Valdete Braga: “Namoro ou amizade? Amizade, sim!”

Home » Coluna Valdete Braga: “Namoro ou amizade? Amizade, sim!”
Por Valdete Braga Publicado em 23/10/2019, 11:29 - Atualizado em 22/02/2021, 15:28

Difícil acreditar que em pleno século XXI, final do ano de 2019, ainda haja quem pense e fale que não existe amizade entre um homem e uma mulher.

Quando ouvi a frase, levei um susto, e o susto foi maior quando constatei que não são poucos que pensam assim, entre mulheres e homens.

Amizade não tem sexo. Quando existe de verdade, é um encontro de almas. Feliz daquele que tem um ou mais amigos. Logicamente, refiro-me à amizade em seu real sentido, aquele ou aquela amigo ou amiga verdadeiros, para todas as horas, com quem dividimos alegrias e tristezas, dores e amores, frustrações e realizações.

O ditado que diz “quem tem um amigo tem um tesouro” é super verdadeiro. As pessoas estão cada vez mais competitivas, voltadas apenas para si mesmas, enxergando apenas o próprio umbigo. A cada dia que passa, fica mais raro o desprendimento, o olhar voltado para o outro, o verdadeiro significado da palavra amizade. Abençoados somos nós que temos e somos amigos verdadeiros.

Por isto não posso concordar com esta mentalidade retrógrada de que “entre um homem e uma mulher não existe amizade”. Existe, sim. Entre dois homens, duas mulheres, um homem e uma mulher... por que não?

Amizade, quando real e sem interesse (se houver interesse não é amizade) simplesmente acontece, e é uma benção, repito, cada vez mais rara. Quem tem deve valorizar.

As pessoas estão evoluindo tanto para algumas coisas, e continuam tão antiquadas para outras... isto quando não retroagem. Frases como esta que ouvi são prova disto. Vinda de pessoa supostamente culta, inteligente, fica mais retrógrada ainda.

Tenho amigos homens e amigas mulheres, e nutro por cada um deles um carinho especial. Alma não tem sexo, e amizade é isto: um encontro de almas. Onde existe amizade existe amor, mas o amor em sua plenitude, no sentido real da palavra, amor que se basta. Alguns amigos homens se casaram, tornei-me amiga das esposas, e o sentimento continua e há de continuar para sempre, se Deus quiser.

Acredito, sim, em amizade entre homens e mulheres e não deixa de ser um preconceito pensar o contrário. Existe e faz muito bem a ambas as partes. É muito bom que ainda existam, não apenas amizades de copo ou de balada, mas amizades de vida. Pessoas que se completam, se dividem, se tornam melhores umas com as outras e juntas tornam o mundo melhor. Independente do sexo de uma ou da outra.

Deixar Um Comentário