Cheguei ao caixa eletrônico e coloquei o meu cartão (vou declinar o nome do Banco). Apareceu na tela a mensagem “cartão cancelado”. Verifiquei a data, estava na validade. Mesmo sabendo que não, por desencargo de consciência puxei pela memória se poderia haver alguma restrição, ou pendência de minha parte com o referido banco, e confirmei que não havia. Coloquei novamente o cartão e na tela apareceu a mesma mensagem. Já havia terminado o horário comercial (por isto mesmo utilizo o caixa eletrônico, para evitar horário de muito movimento) e precisei esperar o dia seguinte para procurar a agência bancária e saber o que poderia ter acontecido.
Cheguei à agência, retirei senha, fiquei mais de 40 minutos na fila (outro motivo pelo qual utilizo o caixa eletrônico) e quando fui atendida, expliquei o que havia acontecido. O atendente pegou o meu cartão e verificou que realmente ele estava cancelado. Perguntei porque e ele verificou no sistema que o cancelamento não havia sido feito pela agência.
“- Como assim? Perguntei, controlando-me para não perder a paciência com o rapaz, que apenas fazia o seu trabalho e não tinha culpa de nada. O que aconteceu então? Se não existe nenhuma restrição ao meu cartão e eu não solicitei, como ele pode ter sido cancelado?”
O atendente acionou o computador, verificou no sistema, essas coisas que o cliente não tem a menor ideia de como funcionam, e voltou com a informação de que a Mastercard (aqui não vou declinar o nome) havia enviado outro cartão para o meu endereço e cancelado automaticamente o antigo. O detalhe é que eu não havia autorizado nada e tampouco recebido cartão novo pelo correio. Questionei se a empresa Mastercard tem autoridade para cancelar um cartão bancário sem autorização do titular e obtive a resposta de que eles haviam enviado um novo cartão para o meu endereço. Só que eu não recebi. Pode ter sido extraviado pelo caminho, enviado para endereço errado, e mais um milhão de opções. O fato é que em minhas mãos não chegou.
O atendente do banco foi super atencioso e receptivo, e imediatamente solicitou um novo cartão para mim. O detalhe é que este novo cartão demora 20 dias para chegar. Durante este período qualquer transação que eu precise fazer em minha conta bancária, só poderá ser feita na “boca do caixa”, onde terei de esperar sabe-se lá quanto tempo em filas. Ou seja: o banco oferece a alternativa do cartão eletrônico (não se trata de cartão de crédito) exatamente para que fatos assim não sejam necessários. Aí vem a empresa responsável e por sua própria conta e risco cancela o serviço, envia um cartão que não chega e cria um inconveniente desses.
Sei que muitas pessoas não se utilizam de cartões eletrônicos e enfrentam filas. Sei também que enfrentar fila, por mais desagradável que seja, não é o fim do mundo. Sei ainda que será “apenas” por 20 dias. O que questiono é o fato das coisas acontecerem à revelia do cliente. E se durante esses 20 dias eu não puder ir ao banco em horário comercial? (como de fato não posso). Exatamente por essa dificuldade é que optei pelo caixa eletrônico. Não seria mais sensato enviar o novo cartão por carta registrada e só cancelar o antigo após a comprovação do recebimento? Como uma empresa do porte da Mastercard não pensou em detalhes tão simples? Com quantas pessoas mais isto pode ter acontecido?
O banco em questão fez o que podia, que é a solicitação de um novo cartão. Ressalto também que o atendimento por parte da Instituição Bancária foi o mais profissional e atencioso possível. O mesmo não posso dizer da ação da Empresa responsável pelo cartão eletrônico. E mais uma vez o cliente é quem fica no prejuízo.
Por Valdete Braga
Acontece isso comigo no momento, aff
Terei que solicitar outro cartão.