FemininaMente: ‘Mente Renovada, Vida Transformada’, na Coluna Reinvente com Lígia Mendes

Home » FemininaMente: ‘Mente Renovada, Vida Transformada’, na Coluna Reinvente com Lígia Mendes
Por João Paulo Silva Publicado em 19/02/2019, 11:43 - Atualizado em 03/07/2019, 21:30

Há cerca de 5 anos comecei a participar de eventos para mulheres, como convidada ou como palestrante, e desde então vem despertando em mim um desejo enorme de trabalhar para o público feminino e contribuir para a construção da mulher em vários sentidos. O foco, na maioria das vezes, era a mulher empreendedora. Os eventos giravam em torno deste tema, da mulher empresária, que trabalha fora, que está à frente de diretorias, que tem talento, força e habilidades gerenciais. E dentro deste universo, falei por um bom tempo em eventos organizados por mim ou por outras empresas.

Até que um dia recebi um convite de participar de uma Conferência do Rotary Club, em Passa Quatro. Este convite foi feito pela amiga Tane Chiriboga, para que eu fizesse uma apresentação para as mulheres da Casa da Amizade. Recebi com muito carinho o convite e o desafio de personalizar minha apresentação, afinal eu falaria para mulheres com características diversas. Algumas não se encaixavam no perfil que eu vinha trabalhando anteriormente, por não serem empresárias e por estarem em um momento da vida no qual outros valores se tornaram mais importantes. Esta palestra recebeu o nome de FemininaMente.

Foi ótimo falar para aquele grupo, que me recebeu com tanto carinho! E neste dia comecei a pensar que o FemininaMente poderia ser um tema mais explorado. Afinal, a mulher empreendedora é apenas uma parte de nós. O universo feminino é muito maior! E para que a mulher empreendedora funcione, outras coisas têm que funcionar também.

Surgiu então o desejo de colocar o FemininaMente em ação mais uma vez, só que agora aberto para o público. Em aliança com a amiga Taciane Santana, desenhamos um evento muito especial. E assim surge o primeiro FemininaMente em Mariana/MG, no dia 30 de janeiro de 2019. Foi incrível, sala lotada, cadeiras sendo adicionadas de última hora, energia intensa! Uma delícia de evento!

E por que “FemininaMente”? Porque ao longo dos anos, muitas vezes nós, mulheres, precisamos mostrar o nosso talento, nossa competência, e para isso surge o equívoco da necessidade de se ‘masculinizar’ para passar credibilidade. Isso já aconteceu comigo no início da minha carreira como instrutora MasterMind. O fato de ser mulher num ambiente predominantemente masculino aliado à pouca idade, me fizeram cometer este erro. E este erro foi corrigido pela própria empresa, que me mostrou o poder do feminino nas vendas, na instrução. E eu agradeço muito à Denise Alcântara e Liliane Albuquerque pelos aconselhamentos. Por algum tempo eu suprimi o meu lado feminino pensando que não transmitiria a força suficiente, e construí um guarda roupa preto e cinza, cheio de calças compridas, blazers e camisas de cores neutras. Prendia o cabelo para não chamar a atenção. Usava sapatos sempre pretos e de salto alto, em busca de elegância e discrição. Foi uma fase, e trouxe aprendizado.

Aprendi que a roupa nos auxilia a transmitir uma imagem de autoridade, mas que autoridade não tem nada a ver com preto ou cinza. Autoridade tem a ver com autoconfiança, elegância e conteúdo. Há muita autoconfiança numa camisa estampada, num blazer vermelho, ou na escolha de não usar salto, porque isso não é para você. Definitivamente não é para mim e resolvi ‘bancar’ esta decisão. Há muita elegância em um cabelo solto, liso ou cacheado, que moldam um rosto seguro, com magnetismo no olhar. E tudo isso aliado ao conteúdo que temos para oferecer, faz de nós, mulheres, seres que transpiram competência e credibilidade.

O feminino pode vir à tona no mundo corporativo, se este for o nosso desejo. Pode vir à tona a delicadeza que mostra força. A versatilidade que nos torna peças chave em qualquer ambiente de trabalho. A sensibilidade que torna os ambientes mais humanos. A força e senso de justiça que trazem inspiração.

Porque a mulher é forte sim! Muito mais forte do que imagina. Aquelas que não se consideram fortes talvez ainda não tenham passado pela experiência da maternidade. Um dia pode ser que passem, e nunca mais vão duvidar de sua força. Quem é mãe sabe do que estou dizendo. O choro do nosso filho nos faz esquecer dor, sono, cansaço… em um segundo estamos de pé, a postos. Mas esta força não existe apenas nas mães! Existe dentro de cada uma de nós, e podemos acessá-la sempre que necessário.

A verdade é que ainda temos muito o que conversar a respeito do universo feminino. O FemininaMente veio para trazer esta discussão da mulher como um todo. E quero tratar de mais assuntos relacionados às mulheres aqui nesta coluna tão especial. Vamos participar conosco? Qual assunto você gostaria que fosse abordado no próximo artigo? Envie sua sugestão para o e-mail [email protected] e terei o maior prazer em atender sua solicitação.

Um grande abraço a vocês!

 

Deixar Um Comentário