Leia “Camuflagem social”, por Márcio Messias Belém

Home » Leia “Camuflagem social”, por Márcio Messias Belém
Por Márcio Messias Belém Publicado em 19/05/2023, 11:46 - Atualizado em 19/05/2023, 11:46
Inclusão
Foto – Márcio Messias Belém. Crédito – Arquivo pessoal. Siga no Google News

Camuflagem social

Sei olhar nos teus olhos: normal

Escolho um ponto qualquer do rosto e foco e você nem percebe: normal

Sabe os stimmings: aquelas descargas de ansiedade que passam pelo corpo e se materializam em palmas, mãos sacudidas como as asas de um pássaro, e um pulular sem fim no mesmo ponto?

Pois bem: eu os controlo bem.

Vez ou outra eu perco o controle, confesso. Ainda mais diante de tantas informações e cores ao mesmo tempo, que desorganizo.

Mas passa batido como se fosse crise de ansiedade: normal já que as pessoas estão ansiosas.

Pode-se até colocar uma placa para ser lida: "autista sob controle"

Mas… "estar sob controle" é normal à quem?

Então, entro no meu quarto ou banheiro, em uma hora combinada comigo mesmo, e sacudo mãos e corpo, pulo e pululo ou bato palmas, e esfrego ss mãos também, até me sentir bem em mim: normal isto sim!

Depois volto como se nada tivesse feito, e os neurotípicos, aqueles que se julgam assim, "normais", me dão boas-vindas por me acharem com o rosto tão familiar a eles, afinal: qual dos normais é 100% normal o tempo todo?

Sobre o colunista

Márcio Messias Belém é carioca e graduado em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e pós-graduado em Ensino de Língua Portuguesa aos Surdos como segunda língua pelo INES (Instituto Nacional de Educação de Surdos). Atualmente, faz mestrado em Educação Bilíngue (libras e português).

Sobre a coluna

Filho de pais surdos, o filósofo carioca Márcio Messias Belém se utiliza da crônica, do conto e mesmo da prosa para tratar delicadamente e, ao mesmo tempo, descontraída de um tema que deveria ser mais discutido na sociedade, a Inclusão, principalmente voltada às pessoas com deficiência.

Deixar Um Comentário