22ª Reunião da Câmara de Ouro Preto
Clique play e assista

Empreendedorismo em Ação: Vendedores e o horário especial de Natal

Confira as dicas para ter uma equipe campeã no melhor período do ano, com Wendell Soares.

Home » Empreendedorismo em Ação: Vendedores e o horário especial de Natal
Por Wendell Soares - Comunicação ACEOP Publicado em 05/12/2019, 13:59 - Atualizado em 05/12/2019, 13:59
Foto-Arte reprodução. Crédito-Comunicação/ACEOP. Siga no Google News

Todo padrão de excelência comercial começa pelos funcionários. E isto serve para qualquer segmento, seja ele vestuário, tecnologia ou de alimentos.

Uma equipe bem estruturada, com remuneração equivalente ao mercado e, principalmente satisfeita, é o caminho para o sucesso nas vendas de final de ano. Por isto, preparamos este artigo com dicas para que sua equipe traga bons resultados para o período de Natal. Confira!

O Horário de Natal pode ser pesado, o clima entre os colaboradores não!

É sabido que os horários especiaisde Natal e Ano Novo geram um certo stress tanto em colaboradores como proprietários. A busca por aumento nas vendas e a ampliação das metas, pode gerar desconforto entre a equipe, e isto reflete diretamente no consumidor. Por isto, a dica que damos é simples: dê uma compensação a seus funcionários.

É importante lembrar que a cobrança é hierárquica, e que precisa ser feita. Mas há maneiras de compensar de forma efetiva esse trabalho excedente.

Cinco dicas para criar um ambiente melhor

Primeiro, é importante lembrar que a Convenção Coletiva do sindicato da categoria precisa ser respeitada. Ela é amparada por lei, e seu descumprimento causa aplicação de multas. Por isto, o ideal é uma reunião com a equipe para informar os horários. Após esclarecer, é hora de traçar um planejamento de como chegar aos resultados. Abaixo, algumas dicas de como obter o resultado através de ações:

Estabeleça metas (e quando possível supermetas) mas deixe claro ao funcionário quais são

Lembre-o que o colaborador é remunerado por sua produtividade, e não pelo seu tempo disponível. Compense-o financeiramente por seus bons resultados. Isso incentiva a equipe.

Crie campanhas internas para os vendedores mais dedicados

Elas podem ser diárias, mensal, ou ainda privilegiar aquele produto ou serviço com menor saída ou que precisa ser vendido em maior quantidade.

Sempre que puder, mostre ao seu colaborador que o empenho pode garantir benefícios. 

Quer um exemplo? Estabeleça metas semanais e dê, por exemplo, uma folga a quem atingi-la primeiro. Isso cria uma competição saudável entre eles.

Transforme o horário excedente em horário produtivo. 

De que adianta pedir aos funcionários para ficar até mais tarde, se não houver trabalho durante este período? Por isto, o importante é estabelecer atividades extras. Caso não haja fluxo de clientes que justifique a hora extra, aproveite o momento para treinamentos, serviços de telemarketing, organização de estoque.

Cumpra o acordo com seus funcionários, sempre que ele tiver sido bem definido. 

É extremamente essencial que não se crie horas adicionais às acordadas, ou ainda mude as regras de comissionamento ou folga durante o período.

E o mais importante...

Um período excessivo de vendas não pode se tornar um conflito entre funcionários

A intenção de todo vendedor no período do Natal é a mesma. Ganhar mais, ainda que com maior esforço, para curtir as festas de final de ano com mais tranquilidade e estabilidade financeira. Mas é importante não perder o foco de uma coisa em contraponto à outra.

Um exemplo é o horário na véspera de Natal e de Ana Novo.

As datas que antecedem os dois feriados costumam ser as mais intensas, por isto, o foco tem que ser maior. Para este ano, segundo a Convenção Coletivao domingo anterior ao Natal (22) tem expediente ampliado, e será compensado obrigatoriamente (e com pagamento de hora extra) no dia 2 de janeiro.

Dito isto, o conselho é: mantenha seu estabelecimento aberto até quando considerar que há movimento. Mesmo com a sugestão do horário até 18h, caso não haja fluxo que justifique a abertura, encerre o expediente mais cedo.

E para o réveillon, a dica é a mesma.

É importante ao dono do estabelecimento entender o fluxo de seus clientes, para tomar uma decisão pontual sobre os horários de funcionamento. Ou ainda, a partir da movimentação, fazer um rodízio de funcionários nos horários extras, a fim de não tenha nenhum colaborador sem atividade no período.

Temos certeza que com essa flexibilização e acordo entre proprietários, gerentes, supervisores e vendedores, os resultados serão satisfatórios e todos sairão ganhando.

Um ótimo natal e boas vendas a todos.

Wendell Soares - Comunicação ACEOP

Deixar Um Comentário