Coisas do Cotidiano: Leia “O Projeto Formiguinha”, por Antoniomar Lima

Em “Coisas do Cotidiano”, o escritor, poeta e graduado em Letras pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Antoniomar Lima, visa percorrer “esse espaço fronteiriço, entre a grandeza da história e a leveza atribuída à vida cotidiana.”

Home » Coisas do Cotidiano: Leia “O Projeto Formiguinha”, por Antoniomar Lima
Por Antoniomar Lima Publicado em 22/02/2024, 15:18 - Atualizado em 22/02/2024, 15:18
leia-conhecimento-de-mundo-por-antoniomar-lima
Antoniomar Lima é graduado em Letras (licenciatura em Língua Portuguesa) pela UFOP e já publicou dois livros de poesias. Crédito — Arquivo pessoal. Siga no Google News

O mutirão que redundou na realização da primeira etapa do calçamento na Vila Serrinha, em Mariana, que se estenderá para a Vila inteira é um exemplo prático da força da união e ideias, sem quaisquer intenções de promoção pessoal ou visando cargos ou coisa parecida, é uma ação espontânea em prol do bem comum, pois quando verdadeiramente o povo se une as coisas acontecem, sem rodeios.

O foco é que a coletividade desfrute da benfeitoria construída em caráter voluntário, tendo como mote o desprendimento das formigas. Exemplo esse que deveria chegar ao conhecimento dos principais meios de comunicação do Brasil.

O Projeto Formiguinha (idealizado por Bruno Ferreira Barbosa) está se mobilizando de tal forma que nos dias de trabalho as “formiguinhas (voluntários) ” - convocadas via WhatsApp -  saem sabendo que já tem almoço oferecido por alguém que se sensibilizou com a causa mais que justa.

Certamente, existem outros exemplos dessa natureza que ainda não saíram do anonimato, que não chegaram ao nosso conhecimento, mas que, mesmo assim - à margem da sociedade - seguem seu curso, pois, a bem da verdade, o referido calçamento não só beneficiará os moradores, mas também o comércio local e adjacente que precisa ter acesso por uma via digna, sem falar dos entregadores, prestadores de serviços, enfim, de todos de uma forma geral.

Então, nada mais justo do que ter o aparato que está tendo para que as "formiguinhas" possam bloquetar (fixar os bloquetes no chão) no bairro inteiro.

Pudera que os moradores de todos os bairros do Brasil levantassem essa bandeira! Pela dimensão do país, sabemos que é, digamos, quase impossível. Entretanto, tal projeto sendo posto em prática nos locais mais prementes sem dúvidas, seria um avanço considerável na qualidade de vida que redundariam em outros benefícios.

O Projeto Formiguinha merece ser olhado com acuidade, estudado com responsabilidade e compromisso pelos nossos representantes sem interesses eleitoreiros, é claro, para quem sabe, usá-lo como paradigma para outras iniciativas da mesma natureza, amparado pelo poder público no que tange ao fornecimento de material  – afinal o dinheiro é resultante dos impostos que pagamos! – e quiçá, da mão de obra.

E, por fim, quem sabe, o poder público caia na real e saiba que aplicar o dinheiro público na infraestrutura não constitui nenhum favor, mas uma obrigação para melhorar as condições de vida das pessoas, ainda mais se tratando da classe mais baixa que, na verdade, é que mantém a máquina pública funcionando, sustentando a minoria rica com a sua força de trabalho, mesmo diante da violenta desigualdade não perde de vista a esperança de ver dias verdadeiramente prósperos, justos e dignos para todos.                                                         

*Quem quiser saber detalhadamente do projeto e ajudar é só ligar no número: (31) 98340-8405.                                             

Laudate Dominum. 

Deixar Um Comentário