Coisas do Cotidiano: Leia “Enigmas Indecifráveis”, por Antoniomar Lima
Em “Coisas do Cotidiano”, o escritor, poeta e graduado em Letras pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Antoniomar Lima, visa percorrer “esse espaço fronteiriço, entre a grandeza da história e a leveza atribuída à vida cotidiana.”
A princípio escrever crônicas parece ser a coisa mais simples do mundo” - disse para um amigo/leitor num bate-papo informal, mas não é bem assim, emendei.
Repetir notícias já sabidas pelos leitores atentos é chover no molhado. Urge que nós cronistas tentemos enveredar por outro prisma, ao ponto de levarmos os supostos leitores a uma reflexão, desde uma coisa simples às mais complexas.
Nem sempre conseguimos, mas não custa nada tentar. Por exemplo, quando nos deparamos com casos absurdos como foi o caso recente do sumiço do corpo de J. P. S., de apenas nove meses, que morreu em 2022, no município de Magé, no Rio de Janeiro, que ninguém sabe o paradeiro e quem foi o desnaturado e com que fim praticou uma barbaridade desta.
“O mundo está perdido”, essa é a opinião do meu amigo leitor quando lhe relatei o caso acima.
Concordo em parte com ele, pois o mundo em si não está perdido, pois ele não tem a mais ínfima consciência do que estamos fazendo com ele, pois se ele mesmo não sabendo de nada tem as reações que tem, redundando em desastres e prejuízos ao redor do planeta. Ai de nós se tivesse, aí sim, podíamos afirmar verdadeiramente que, não ele, mas nós estávamos peremptoriamente perdidos.
Ailton Krenak, recentemente eleito para a ABL, numa de suas crônicas foi tácito: ‘esse que vai para a praia, se diverte, que se delicia com um sorvete, em síntese, o homem, esse é o maior predador do mundo’.
Voltando ao caso do sumiço do corpo de J.P.S. de Magé. Tomara que a polícia, pelo menos, encontre o responsável para que se esclareça esse caso para dar uma satisfação aos parentes, punindo de modo exemplar o tresloucado.
Até hoje não encontraram o corpo de Eliza Samúdio. Será que o caso de J.P.S. é mais um que constará na lista dos enigmas indecifráveis?
Laudate Dominum
Deixar Um Comentário