22ª Reunião da Câmara de Ouro Preto
Clique play e assista

Opinião | Leia “A Palavra Recomeçar”, por Antoniomar Lima

Home » Opinião | Leia “A Palavra Recomeçar”, por Antoniomar Lima
Por Antoniomar Lima Publicado em 30/08/2021, 15:31 - Atualizado em 30/08/2021, 15:32
coisas-cotidiano-leia-recomecos-por-antoniomar-lima
Antoniomar Lima é graduado em Letras (licenciatura em Língua Portuguesa) pela UFOP e já publicou dois livros de poesias. Crédito — Arquivo pessoal. Siga no Google News

Ao amanhecer, a palavra “recomeçar” já raia em nossas mentes e corações quando abrimos os olhos e contemplamos a luz do sol. A vida – pelo menos, da maioria das pessoas! – Tem sido caracterizada por essa palavra que chega pejada de esperança, renovando, com seu abstracionismo a nossa vontade interior.

Recomeçar não deixa de ser um desafio para nós. Talvez, aí resida o motivo da existência da esperança em nosso ser; talvez, ao recomeçarmos, não só a vida em si, com o sentimento de termos uma nova chance, isto é, de termos acordado, mais uma vez, para a rotina, ou quem sabe, para as novidades do mundo; ou, talvez ainda, para retomarmos algo que parece que ficou incompleto, enfim, algo que há necessidade de um toque especial de nossa parte para que possamos dar aquela respirada de termos cumprido com denodo, ou pelo menos, tido a boa vontade de termos dado o nosso melhor.

A palavra “recomeçar” suscita tantas reflexões na cabeça da gente! O que devo recomeçar? O porquê dessa nova oportunidade? Será que deixarei passar essa nova oportunidade?

Cada um (a) sabe o que deve recomeçar ou não. Certamente, haverá muitas oportunidades e, dentro dessas oportunidades, cada qual terá a opção que melhor lhe caberá agir.

Recomeçar pode ser uma grata novidade ou uma rotina sem sentido nenhum, depende da visão de cada um, pois o céu nos concede - quando viemos para o mundo -, diariamente oportunidades de buscarmos o que está ao nosso alcance.

Em síntese, assim como o sol que ilumina a terra e causa tantos benefícios aonde chega, do mesmo modo, ao recomeçarmos algo que reportamos de grande valor, temos oportunidade de fazer mais e melhor, consequentemente aprimorando nosso aprendizado diário em prol de nos tornarmos mais solidários e humanos uns com os outros.

Laudate Dominum.

"Coisas do Cotidiano"

Em "Coisas do Cotidiano", o escritor, poeta e graduando em Letras pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Antoniomar Lima, busca percorrer “esse espaço fronteiriço, entre a grandeza da história e a leveza atribuída à vida cotidiana”.

Deixar Um Comentário