A União Recreativa do Santa Cruz é a grande campeã do Carnaval 2018 em Ouro Preto. O Jornal Voz Ativa acompanhou ao vivo a apuração das notas, que aconteceu, com acesso permito à mídia local e a alguns membros das escolas, na tarde desta quarta-feira (14), na Câmara Municipal.
A escola vencedora relembrou o romance de Marília de Dirceu, eternizado pela obra do poeta luso-brasileiro, Tomás Antônio Gonzaga. O samba, enredo escrito por João Neto e Claudinei, foi interpretado por Fernando Marques e exaltou a história de amor vivida pelo poeta por uma brasileira, Maria Doroteia Joaquina de Seixas Brandão, de quem fora noivo. Gonzaga foi exilado em Moçambique em 1792 por sua atuação na Conjuração Mineira. O samba foi Uma verdadeira homenagem à poesia, à arte ao romantismo.
Com a última vitória, a Santa Cruz, que desfilou pela primeira vez em 2009, já acumula três conquistas.
Ouça o samba enredo da União Recreativa do Santa Cruz
O presidente da Santa Cruz, Márcio Sardinha, falou da sensação de sua escola ter recebido o título de campeã no Carnaval Patrimônio Ouro Preto 2018. “A sensação é forte demais, já que passamos por algumas dificuldades financeiras. Mas este é o momento certo para agradecer à comunidade e a todos que contribuíram para que fôssemos vitoriosos”.
Já a diretora da escola de samba, Sueli Mônica Morais, afirmou que, apesar das dificuldades encontradas tanto nas preparações quanto nos ensaios, a comunidade permaneceu unida, o que foi importante para a vitória. “Foi uma equipe muito forte e unida, agradeço toda a comunidade. E ano que vem, saiam da frente que Santa Cruz é chapa quente”, provocou.
Márcio citou o evento Ouro Preto é Feita de Samba como uma grande inspiração para que a vitória acontecesse. O evento beneficente aconteceu no dia 06 de janeiro. Idealizado pela Consultora de Imagem e Comunicação, Carolina Coppoli, teve como objetivo a arrecadação de fundos para as Escolas de Samba de Ouro Preto.
Uma inovação consolidada
Para muitos, a bateria é o coração da escola de samba. Responsável pela cadência, através dela o ritmo do samba é marcado com o intuito de contagiar passistas e foliões. A Santa Cruz trouxe para o carnaval 2018 uma inovação, ainda desconhecida por alguns, mas que se consolidou lá no final dos anos 50: a famosa paradinha.
Depois das primeiras batidas, vem a sequência que o público sempre espera da bateria, o ritmo marcado e, por fim, a explosão. Mas de acordo com o puxador Fernando Marques, a cereja do bolo da bateria neste ano foi a paradinha, que emocionou o público, surpreendeu jurados e foliões, mas sem deixar que o samba perdesse a cadência e o ritmo. “A paradinha no samba, com todos levantando os braços, foi a cereja do bolo da escola”.
Fernando afirmou também a necessidade de maior investimento nas escolas de samba da cidade. “Vamos lutar para ter uma escola completa, com suas alas e carros alegóricos. Precisamos engrandecer cada vez mais o carnaval de Ouro Preto”, finalizou.
Confira as colocações das escolas de samba do Carnaval Patrimônio Ouro Preto 2018 - Seu Tito – O mestre da Folia
1° Colocada - União Recreativa do Santo Cruz - 93,4
2ª Colocada - União Recreativa Cachoeira do Campo - 91,3
3ª Colocada - Escola de Samba Unidos do Padre Faria - 91,05
4ª Colocada - Escola de Samba Acadêmicos de São Cristovão - 89,0
5ª Colocada - Escola de Samba Império do Morro Santana - 88,6
6ª Colocada - Escola de Samba Princesa Isabel - 85,6
Deixar Um Comentário