22ª Reunião da Câmara de Ouro Preto
Clique play e assista

Vídeo lançado pelo Google pode mudar a sua maneira de enxergar o mundo

Timelapse reúne milhões de imagens impactantes registradas por satélites entre1984 e 2020.

Home » Vídeo lançado pelo Google pode mudar a sua maneira de enxergar o mundo
Por JornalVozAtiva.com Publicado em 28/04/2021, 17:46 - Atualizado em 28/04/2021, 17:46
Foto – Reprodução. Crédito- Google Earth. Siga no Google News

Um vídeo de pouco mais de dois minutos de duração, lançado no dia 15 de abril de 2021 pelo Google em seu canal do Youtube, pode mudar a maneira das pessoas de enxergar o mundo. Ou, no mínimo, propor uma profunda reflexão, principalmente sobre a ação do homem no planeta Terra.

Incorporada ao Google Earth, o Timelapse reúne 24 milhões de imagens impactantes registradas por satélites entre os anos de 1984 a 2020. O objetivo, de acordo com a gigante norte-americana, é mostrar a transformação e destruição do planeta nas últimas décadas.

Aquecimento global, crise hídricas, desmatamento, além de outras ações desenfreadas de exploração aos recursos naturais podem agora ser melhor visualizados na plataforma. Por meio de uma viagem 3D com, com o novo recurso, também é possível ver o derretimento das geleiras polares, o desmatamento da Floresta Amazônica, o impacto da mineração (inclusive em Brumadinho, Minas Gerais) e da agropecuária, além de muitas outras ações antrópicas nocivas à "nave mãe".

O Google informou que foram necessárias mais de 2 milhões de horas de processamento para tecer 20 petabytes de imagens de satélite em um único mosaico em vídeo de 4,4 terapixels. A medida equivale a 530.000 vídeos com resolução 4K.

Assista abaixo o vídeo de estreia do novo recurso do Google Earth e se surpreenda com as mudanças provocadas pelo homem no globo terrestre.
Logo em seguida, você pode acompanhar a tradução do conteúdo feita por Bernardo Fortes.

Vídeo - Reprodução. Crédito - Google

Existe um lugar no nosso universo, uma esfera girando no vácuo...

Ela contém vida. Nela, estamos nós. Ela se parece sólida e muito durável, mas, agora, nós podemos observar a diferença.

Depois de um certo tempo, vivendo e respirando, depois de um tempo, podemos ver que nós, todos nós, estamos mudando esse lugar mais rápido que nunca.

Nós podemos ver o impacto que o mundo sofre pelas escolhas que fazemos e veremos as consequências.

Existe um lugar no nosso universo e como decidimos lidar com ele hoje irá determinar o nosso futuro.

O que você vai pensar... o que vai fazer quando vir o mundo mudando frente aos seus próprios olhos?

(Tradução - Bernardo Fortes)

Explorando

Há duas maneiras de explorar o novo recurso. Na primeira, basta usar um navegado e acessar o endereço eletrônico: g.co/Timelapse. Depois, use a barra de busca para escolher qualquer parte do mundo que deseja ver em movimento.

A segunda opção é abrir o Google Earth, clicar no novo ícone de timão de barco e navegar pelo globo com o cursor e o zoom, selecionando os anos desejados.

Deixar Um Comentário