Ministra Carmen participará de Fórum na 26ª Mostra de Cinema de Tiradentes-MG

Fórum acontece entre os dias 21 a 25 de janeiro como parte da programação da 26a Mostra Tiradentes e resultará em documento oficial a ser elaborado e apresentado publicamente em Tiradentes

Home » Ministra Carmen participará de Fórum na 26ª Mostra de Cinema de Tiradentes-MG
Por Luz Comunicação - ASSESSORIA DE IMPRENSA  Publicado em 11/01/2023, 21:05 - Atualizado em 11/01/2023, 21:12
carmen-lucia-tiradentes-mg
Foto – Ministra Cármen Lúcia / Crédito – Tânia Rego/Agência Brasil Siga no Google News

Uma das presenças confirmadas é de Cármen Lúcia, ministra do Supremo Tribunal Federal; cinco grupos de trabalho vão debater encaminhamentos estratégicos para formação, produção, difusão, distribuição e preservação, e resultados serão encaminhados ao novo Ministério da Cultura

Ao longo dos últimos 25 anos, a Mostra de Cinema de Tiradentes consolidou-se como espaço singular de formação, promoção, reflexão, exibição e difusão do cinema brasileiro. Um trabalho coletivo, participativo, democrático que sempre esteve à frente de seu tempo, atento às mudanças do audiovisual, seja do campo tecnológico, seja pelo lado de quem pensa, vê e faz cinema. Um ambiente de encontros, de gestação de parcerias profissionais, de inovação e tendências, de interação crítica no cinema do Brasil.

No decorrer de sua trajetória, presenciou avanços, transformações e continuidades no cinema brasileiro.A criação da Ancine, da Secretaria do Audiovisual, a implementação da Lei 12.485 e do Fundo Setorial do Audiovisual que resultou num processo de expansão e crescimento acima de vários outros setores da economia brasileira.

A Mostra de Tiradentes foi testemunha do surgimento de uma nova geração de realizadores e instrumento que favoreceu a visão de conjunto – um panorama que, se revela fragilidades, também permite vislumbrar novos rumos. Foi pioneira ao criar a Mostra Aurora, um recorte da programação que criou oportunidades para os diretores estreantes ganharem espaço na cena audiovisual brasileira e exibiu filmes instigantes e desafiadores, de baixíssimo orçamento, precários enquanto estrutura de produção, mas com senso de provocação, deslocamento dos sentidos e das sensações, de culto ao enigma e do estranhamento. Filmes de diretores que já estrearam no formato digital e sob o impacto da internet. Filmes que se destacam relação com seu tempo, pelo que mostram e como mostram. O cinema brasileiro feito hoje no Brasil.

A 26a Mostra de Cinema Tiradentes , de 20 a 28 de janeiro, tem entre sua maior novidade a realização do Fórum de Tiradentes – Encontros pelo Audiovisual Brasileiro, em cinco dias presenciais, de 21 a 25 de janeiro, que acontece num cenário de grandes expectativas por um novo ciclo positivo de revitalização do setor audiovisual no País.Mais uma vez, a Mostra Tiradentes abre espaço para reunir pessoas de diversos segmentos do audiovisual brasileiro para o diagnóstico dos pontos críticos da atividade – fortemente afetada pela pandemia e pelo descaso do governo federal nos últimos cinco anos.  

EIXOS TEMÁTICOS E GRUPOS DE TRABALHO

A dinâmica dos trabalhos propõe a abordagem dos segmentos da formação, produção, distribuição, exibição e preservação do audiovisual, tendo por objetivos a identificação dos pontos críticos de cada segmento, a legislação normativa incidente e suas lacunas, além dos pontos considerados prioritários para a ação de fomento público, sempre levando em consideração focal a valorização das cadeias produtivas regionais e o reconhecimento do amplo conjunto de atores em exercício. 

Sob a coordenação de Raquel Hallak, diretora da Universo Produção e coordenadora geral da Mostra Tiradentes, Mário Borgneth, cineasta, produtor e ex-Secretário do Audiovisual , Alfredo Manevy, cineasta, produtor, professor e ex-Secretário Executivo do Ministério da Cultura, conta ainda com a participação de mais de 50 profissionais que atuam em cinco grupos de trabalho - os GTs do Fórum de Tiradentes, coordenados por : GT Formação (Adriana Fresquet), GT Produção (Cíntia Bittar), GT Distribuição (Lia Bahia), GT Exibição/Difusão (Pedro Butcher) e GT Preservação (Hernani Heffner).

O Fórum de Tiradentes busca revisitar propositivamente a complexidade atual do audiovisual brasileiro tendo por premissas de base a valorização da DESCENTRALIZAÇÃO – no reconhecimento do potencial das cadeias regionais de produção; a DIVERSIDADE – no reconhecimento das demandas dos diversos segmentos que compõe a cadeia produtiva  e na pluralidade de formatos e linguagens audiovisuais; o DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO – no reconhecimento da pujança econômica do setor em meio à economia da Cultura, com seu grande potencial gerador de emprego e renda, diante das complexidades envolvidas para sua maior inserção afirmativa nos mercados nacional  e global; e na DEMOCRACIA – reconhecendo o campo audiovisual como veículo de expressão de múltiplos protagonismos, com o objetivo de apresentar balizadores essenciais para o desenho de novas politicas públicas para o setor. . 

“O trabalho dos GTs será posto em discussão em plenária aberta e consolidado  em  documento final para encaminhamento ao novo Ministério da Cultura, dirigido pela ministra Margareth Menezes, e a órgãos e entidades representativas do setor”, completa Borgneth. “O objetivo do Fórum é reunir um entendimento sistêmico da cadeia produtiva do audiovisual, de forma a produzir um diagnóstico atual e formar um conjunto de recomendações que possa sinalizar positivamente para as novas estruturas de governança do setor, reunidas sob a premissa estratégica de valorização dos 4 Ds: a descentralização, a diversidade,o desenvolvimento econômico e a democracia.”

Reforça Borgneth: “A descentralização é pensar as cadeias produtivas regionais, suas assimetrias, potencialidades e fragilidades, vendo assim a atividade sistêmica do audiovisual; a diversidade se refere às demandas de cada segmento da atividade, reconhecendo sobretudo a transversalidade do conjunto da cadeia, transitando entre o particular e o geral, e ainda, a diversidade interna do setor, que se multiplica na instrumentalização das várias tecnologias e linguagens audiovisuais, e por fim, a democracia, que é fundamental no sentido de reconhecer, dentro da nova institucionalidade que se forma, os múltiplos protagonismos”.

"O Fórum aglutina alguns dos movimentos e representações da sociedade civil, das empresas culturais e da gestão cultural que foram ativos na defesa do arcabouço institucional e das conquistas históricas do audiovisual. Incorpora vozes de atores não necessariamente uníssonos que estão no front da produção, da distribuição, da exibição, da preservação de nosso patrimônio; da universidade, do terceiro setor, e da crítica cinematográfica", destaca Alfredo Manevy.

META DE TRABALHO

Documentar e registrar, de forma a contemplar o conjunto de contribuições e recomendações resultantes no processo de realização do Fórum de Tiradentes. 

Carta de Tiradentes - documento de balizamento geral elaborado de maneira coletiva e transversal para sinalizar novos avanços e conquistas para o setor em consonância com a retomada democrática do país 

Conjunto de relatórios dos Grupos de Trabalho com detalhamento do diagnóstico e das proposições dirigidas a cada segmento da cadeia do audiovisual.

Além de apresentação pública na 26ª Mostra de Cinema de Tiradentes, os documentos serão encaminhamos ao Ministério da Cultura, Ancine e órgãos e entidades representativas do setor audiovisual

CONVIDADOS E PARTICIPANTES DO FÓRUM DE TIRADENTES

SESSÃO DE ABERTURA

A sessão de abertura terá por temas centrais as questões ligadas à nova arquitetura institucional da Cultura e do Audiovisual, os aspectos ligados à legislação de regulação e fomento do setor, com ênfase na Lei Paulo Gustavo e na regulamentação dos serviços de streaming. 

Convidados:

Alex Braga - Presidente da Ancine

Cármem Lúcia - Ministra do Supremo Tribunal Federal

Humberto Costa - Senador 

Jandira Fegali - Deputada Federal

Joelma Gonzaga - Secretária do Audiovisual

Leônidas Oliveira - Secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais

Márcio Tavares - Secretário Executivo do Ministério da Cultura

Margareth Menezes - Ministra da Cultura

Mediação: Mário Borgneth e Alfredo Manevy - coordenadores executivos do Fórum 

1 – GT DE FORMAÇÃO

Coordenação: Adriana Fresquet

Participantes:

Alessandra Meleiro - Pesquisadora e Gestora Cultural

Edileuza de Souza - Professora e Cineasta

Edivan Guajajara - Ativista Indígena | Mídia Índia

Helder Quiroga - Professor e cineasta

Maria Angélica dos Santos - Coordenadora do Programa de Alfabetização Audiovisual

Tatiana Carvalho Costa - Professora e pesquisadora

2 – GT -  PRODUÇÃO

Coordenação: Cintia Bittar

Participantes:

Affonso Uchôa - Cineasta

Cibele Amaral Correia - Cineasta e liderança política

Debora Ivanov - Produtora Audiovisual

Edivan Guajajara - Ativista Indígena | Mídia Índia

Guilherme Fiuza - Presidente | SINDAV

Jussara Locateli - Produtora Realiza Vídeo | Fames

Leonardo Edde - Produtor | SICAV

Mariza Leão - Produtora cinematográfica

Rodrigo Antonio - Cineasta - Presidente APAN

Rosana Alcantara - Mais Mulheres

Sara Silveira - Produtora de cinema

Takumã Kuikuro - Cineasta

Vania Lima - BRAVI

3 – GT - DISTRIBUIÇÃO

Coordenação: Lia Bahia

Participantes:

Ana Paula Sousa - Jornalista

Daniel Queiroz - Distribuidor | Embaúba

Felipe Lopes - Distribuidor | Vitrine Filmes

Jair Silva - Distribuidor

Talita Arruda - Distribuidora, pesquisadora e curadora

André Sturm - Produtor, cineasta, distribuidor e exibidor

Marco Aurélio Marcondes – Produtor e Distribuidor

4 – GT - EXIBIÇÃO / DIFUSÃO

Coordenação: Pedro Bucher

Participantes:

Adhemar Oliveira - Diretor de Programação | Espaço Itaú de Cinema

Álvaro Malaguti - Relacionamento RNP

André Saddy - Diretor Geral | Canal Brasil

Anne Santos - Técnica e editora de som, cineclubista e realizadora

Aryanne Ribeiro - Produtora e gestora cultural

Gonzaga de Luca - Professor e exibidor | Cinépolis

Marcio Blanco - Cineasta, professor e pesquisador | Fórum dos Festivais

Mauri Palos - 14 Bis

Vanessa de Araújo Souza - Produtora Executiva, Gestora de Projetos | Canal Curta

5  – GT - PRESERVAÇÃO  

Coordenação: Hernani Heffner

Participantes:

Daniela Giovanna - Professora universitária e pesquisadora

Laura Bezerra - Professora e pesquisadora

Lila Foster - Professora, pesquisadora e preservadora audiovisual

Rafael de Luna Freire - Professor, pesquisador e preservador

Vitor Graize - Produtor e pesquisador

PROGRAMAÇÃO 

20 de janeiro 2023 - sexta,  às 20h30, no Cine-Tenda

ABERTURA OFICIAL DA 26A MOSTRA TIRADENTES

Apresentação da temática "Cinema Mutirão" 

Homenagem aos cineastas Ary Rosa e Glenda Nicácio

21  de janeiro de 2023 - sábado, às 11h30, no Cine-Teatro

SESSÃO DE ABERTURA DO FÓRUM DE TIRADENTES 

21, 22 e 23 de janeiro de 2023, de 9h30 às 19h30, na Unidade Senac

REUNIÕES DOS GTs

24 de janeiro de 2023, de 15 às 19h, no  Cine-Teatro

PLENÁRIA ABERTA AO PÚBLICO 

25 de janeiro de 2023, às 14h30, no  Cine-Teatro

ENTREGA DO DOCUMENTO DO GT E LEITURA DA CARTA DE TIRADENTES 

ENCERRAMENTO DAS ATIVIDADES DO FÓRUM DE TIRADENTES 

Acompanhe o programa Cinema Sem Fronteiras 2023. 

Participe da Campanha #EufaçoaMostra

Na Web: mostratiradentes.com.br

No Instagram: @universoproducaoNo Youtube: Universo Produção

No Twitter: @universoprodNo Facebook: mostratiradentes / universoproducao

No LinkedIn: universo-produção

* SERVIÇO

26a MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES | 20 a 28 de janeiro de 2023

FÓRUM DE TIRADENTES | ENCONTROS PELO AUDIOVISUAL BRASILEIRO | 21 a 25 de janeiro de 2023

LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA

LEI ESTADUAL DE INCENTIVO À CULTURA

Patrocínio Master: INSTITUTO CULTURAL VALE 

Patrocínio: CBMM, ITAÚ, CIMENTO NACIONAL, CEDRO MINERAÇÃO, CSN, CEMIG/ GOVERNO DE MINAS GERAIS

Parceria Cultural: FECOMÉRCIO MG SESC SENAC, CASA DA MOSTRA, INSTITUTO UNIVERSO CULTURAL

Apoio: PREFEITURA DE TIRADENTES, EMBAIXADA DA FRANÇA NO BRASIL, NOVA ERA SILICON, REDE MINAS, RÁDIO INCONFIDÊNCIA, CANAL BRASIL, MISTIKA, CINECOLOR,  THE END, DOT, NAYMOVIE, 02 PLAY, CTAV, FESTIVAL DE MÁLAGA/MAFF/MALAGA WIP

Idealização e realização: UNIVERSO PRODUÇÃO

SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA E TURISMO | GOVERNO DE MINAS GERAIS

SECRETARIA ESPECIAL DE CULTURA, MINISTÉRIO DO TURISMO - GOVERNO FEDERAL| PÁTRIA AMADA BRASIL

PROGRAMAÇÃO GRATUITA

Deixar Um Comentário