Foto de liderança indígena do Xingu vence concurso nacional

Foto que mostra Anna Terra Yawalapiti em protesto em Brasília foi a mais votada em consulta popular que teve quase 10 mil interações.

Home » Foto de liderança indígena do Xingu vence concurso nacional
Por Felipe Augusto – Comunicando Causas Publicado em 21/11/2019, 19:16 - Atualizado em 21/11/2019, 19:16
Foto-“O Silêncio da Terra”, do fotógrafo Matheus Alves. Siga no Google News

A organização Levante Popular da Juventude foi a vencedora do Prêmio Fotográfico “Combater os Retrocessos: Existir e Resistir à Retirada de Direitos”. O concurso é promovido pelo Fundo Brasil para incentivar o uso da fotografia na luta pela defesa de direitos. 


 A imagem “O Silêncio da Terra”, do fotógrafo Matheus Alves, que recebeu 2.488 votos na votação popular, mostra Anna Terra Yawalapiti, liderança indígena do Xingu, pedindo o fim da repressão policial durante manifestação do Acampamento Terra Livre, em Brasília (DF). “A foto repercutiu no mundo inteiro pela força do momento, pela expressão dela e, principalmente, pelo contexto histórico que o Brasil vem passando nos últimos quatro anos”, comenta Matheus no vídeo gravado como apresentação de seu registro.


O segundo lugar ficou com a imagem “Com linhas pretas costuro memórias de um passado presente”, da Articulação dos Movimentos e Comunidades do Centro Antigo de Salvador, feita pelo fotógrafo Matheus Tanajura durante um ato-cortejo do coletivo. A foto teve 1.257 votos. Na imagem, a militante do Movimento dos Sem Teto da Bahia, Roseane Souza, resgata a figura de Maria Felipa de Oliveira, guerreira marisqueira da Ilha de Itaparica, símbolo de força e resistência nas guerras de independência da Bahia, no século 19.


Com 1.091 votos, o Núcleo de Defesa e Assessoria Jurídica Popular de Mato Grosso do Sul (Najup-MS) ficou com a terceira colocação. “Criminalização das lideranças indígenas”, de Erick Terena, aborda a crescente onda de encarceramento dos povos indígenas.

A imagem mostra uma liderança indígena atrás das grades em um contexto urbano, fora de sua aldeia, em uma mobilização ativa pela defesa de seus direitos. Um número significativo de indígenas encarcerados vai parar no sistema penitenciário brasileiro em desacordo com seus direitos e garantias fundamentais, como a presença de intérpretes nos procedimentos legais.
Conheça as 10 fotografias finalistas e saiba mais sobre o concurso.

Sobre o Fundo Brasil

O Fundo Brasil de Direitos Humanos é uma organização independente, sem fins lucrativos e com a proposta inovadora de criar meios sustentáveis para destinar recursos a organizações sociais que lutam pela defesa dos direitos humanos. A partir do apoio financeiro e técnico oferecido a essas organizações, o Fundo Brasil viabiliza o desenvolvimento de projetos de defesa e promoção de direitos humanos em todas as regiões do país, impactando positivamente no dia a dia de milhares de pessoas. Em atividade desde 2006, o Fundo já apoiou mais de 400 projetos.

Por Felipe Augusto – Comunicando Causas

Deixar Um Comentário