SANEOURO capacita operadores de ETA para melhoria da qualidade da água

Treinamento ocorreu em dezembro e tecnologia é aplica no processo de tratamento da água

Home » SANEOURO capacita operadores de ETA para melhoria da qualidade da água
Por SANEOURO Publicado em 11/01/2021, 16:14 - Atualizado em 24/02/2021, 00:16
Treinamento capacitou 25 operadores de ETA. Crédito – Divulgação/SANEOURO. Siga no Google News

A qualificação de um profissional é fundamental para que uma empresa oferte cada vez mais serviços de qualidade. E com esse objetivo a SANEOURO tem se empenhado nos treinamentos dos seus colaboradores. No mês de dezembro do último ano os funcionários da operação das Estações de Tratamento de Água (ETAs) participaram de um treinamento para utilização de Jar Test (Teste de Jarras), que é um simulador de tratamento de água. A capacitação permitiu o aperfeiçoamento da operação, e consequentemente trouxe mais qualidade a água fornecida à população ouro-pretana.

O Jar Test é um equipamento de tecnologia internacional que simula, em laboratório, os processos do tratamento convencional de água bruta.  O equipamento consiste em um conjunto de reatores estáticos que fornece diferentes gradientes de velocidade.

Foto - Reprodução. Crédito - SANEOURO.

“A partir dos ensaios de Jar Test, pode-se testar diferentes dosagens dos produtos químicos utilizados no tratamento da água, e assim simular a floculação e a sedimentação. A água é analisada antes e depois do Teste de Jarras, a partir dessas análises será definida qual a melhor condição de tratamento deverá ser aplica na planta. A aplicação e uso correto dos insumos trazem a boa performance do processo e a melhoria no serviço prestado a população ouro-pretana”, explica coordenadora de a a supervisora do controle de qualidade da água, Bianca Santiago.  

O treinamento capacitou 25operadores de ETA e o Jar Test é aplicado todos os dias nas ETAs da cidade e distritos. “O Investimento em treinamento é importantíssimo não só para melhoria do nosso desempenho, mas também como valorização profissional”, destaca a operadora de ETA Juliana Aparecida Albergaria.

“Eu trabalhei no saneamento da cidade por 11 anos. Tivemos um treinamento de Jar Test, mas, não era possível a prática constante, pois nem sempre o equipamento estava funcionando. Então, além da capacitação é preciso ofertar condições de trabalho. E isso temos hoje com o investimento que a empresa realiza”, completa.

Deixar Um Comentário