SANEOURO faz novo repasse de reagentes para projeto ambiental

Estudo da Ufop em parceria com a Prefeitura analisa a balneabilidade de águas de lagos e cachoeiras de Ouro Preto

Home » SANEOURO faz novo repasse de reagentes para projeto ambiental
Por SANEOURO Publicado em 04/05/2022, 16:00 - Atualizado em 04/05/2022, 16:00
Equipes da Saneouro e da Secretaria de Meio Ambiente na entrega dos reagentes para averiguação da balneabilidade das águas de Ouro Preto – Divulgação Saneouro Siga no Google News

Parte das águas de lagos e cachoeiras do município de Ouro Preto está passando por uma avaliação de sua qualidade física e microbiológica para identificação de possíveis fontes poluidoras e divulgação dos riscos oferecidos aos banhistas. Esse é um projeto de extensão desenvolvido pela Universidade Federal de Ouro Preto para estudo da balneabilidade de áreas recreativas da região.

Para tais análises, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente solicitou o apoio da SANEOURO com o fornecimento dos reagentes (cartelas e solução “colilert”) para análises microbiológicas. A empresa já fez uma primeira entrega dos materiais ao órgãos e, na última semana de abril, realizou o segundo repasse. Novas doações serão realizadas, que devem totalizar o custo de aproximadamente R$18 mil.

O projeto já está em desenvolvimento. As coletas de amostras estão sendo feitas na Cachoeira das Andorinhas, Cachoeira do Falcão, Bacia do Custódio, Ponte da Caveira, Cachoeira dos Prazeres, entre outros locais, contemplando tanto a sede, como distritos ouro-pretanos. Os espaços de recreação passarão a contar com a classificação do ponto como próprio (excelente, muito bom ou satisfatório) ou impróprio em termos de recreação de contato primário.

A iniciativa é uma realização da Universidade Federal de Ouro Preto em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e com o apoio da SANEOURO.

Deixar Um Comentário