Entre janeiro e maio de 2024, as equipes da Saneouro eliminaram 2.319 vazamentos em Ouro Preto. O trabalho, intenso, tem por objetivo reduzir as perdas de água tratada no município e o resultado é fruto de uma força tarefa interdepartamental da empresa.
Só nos meses de abril e maio, foram 410 vazamentos eliminados, perante 349 solicitações feitas pelos clientes. O número maior de execuções frente ao de apontamentos, segundo o superintendente da Saneouro, Evaristo Bellini, evidencia o empenho da empresa.
Ele explica que são dois os principais motivos causadores dos vazamentos, em especial quando se trata de locais públicos: a pressão da água e o fato de as redes de distribuição da sede e dos distritos serem antigas. “Estamos produzindo e colocando mais água nas redes e, como elas são antigas, muitas vezes não suportam essa quantidade”, conta.
Segundo ele, a substituição de redes antigas por outras mais modernas e capazes de suportar a pressão se dá de maneira gradual, de forma a causar o menor transtorno possível à população. “A substituição das redes muitas vezes exige a interdição de ruas inteiras”, diz.
Além dos reparos constantes de vazamentos, a Saneouro trabalha, paralelamente, com a prevenção para que eles não aconteçam. Para isso, instala Válvulas Redutoras de Pressão (VRPs) em trechos do município em que o volume de água é maior. Desde 2020, a empresa instalou 10 VRPs no município.
Clientes da Saneouro e cidadãos que perceberem vazamentos nas áreas urbanas da sede e dos 12 distritos ouro-pretanos podem contribuir com a força-tarefa da empresa informando os pontos de vazamento aos canais de atendimento. Basta ligar para a Central de Atendimento a Clientes, que funciona 24 horas por dia, pelo número 0800 002 1741; ou fazer contato via WhatsApp, pelo número 11 95020-6424.
Deixar Um Comentário