A Saneouro assumiu a operação de dois poços profundos da empresa AcTech, no bairro Vila dos Engenheiros. Com as unidades e as melhorias que serão implantadas, a empresa vai ampliar a água disponível para os bairros Saramenha, Tavares, Bauxita, Morro do Cruzeiro e Vila Aparecida. O investimento total nas obras de melhorias será de R$ 1,1 milhão e a previsão é de que o novo sistema de abastecimento esteja completo em 240 dias.
“É mais uma ação da empresa no sentido de melhorar a água disponível em Ouro Preto, num cenário de enfrentamento às mudanças climáticas”, afirma o superintendente da Saneouro, Evaristo Bellini.
A produção dos dois poços vai abastecer a AcTech com água potável e também o reservatório Caixa 600, da Saneouro, de onde a água será distribuída para os bairros beneficiados. A produção vai dobrar, passando dos atuais 98 metros cúbicos de água por hora para 200 metros cúbicos.
As obras de melhorias vão contar ainda com troca de bombas, substituição e implantação de redes de distribuição, o que vai garantir a expansão da abrangência do serviço. Válvulas redutoras de pressão também serão implantadas em pontos estratégicos para que as redes suportem a quantidade de água disponibilizada.
Quando as obras estiverem finalizadas, o reservatório Caixa 600 não vai mais necessitar de água proveniente da Estação de Água Itacolomi. “No início do mês começamos a operação do poço do bairro Água Limpa, que beneficia 3.000 moradores da região norte da sede e, com as obras dos poços da AcTech na região sul, que devem ser finalizadas no segundo semestre de 2025, teremos um sistema muito mais robusto e inteligente para abastecer os imóveis de Ouro Preto”, diz Evaristo Bellini.
Deixar Um Comentário