Pratic – Arte de Ensinar: Um novo conceito de reforço e acompanhamento escolar em Ouro Preto-MG

Home » Pratic – Arte de Ensinar: Um novo conceito de reforço e acompanhamento escolar em Ouro Preto-MG
Por João Paulo Silva Publicado em 09/08/2019, 17:24 - Atualizado em 09/08/2019, 18:29
Foto – Ana Carolina Andrade Gonçalves e Waléria Niquini, proprietárias da Pratic Siga no Google News

Veja, abaixo do texto, algumas fotos do espaço

Com didática arrojada e caracterizada pela proximidade entre aluno e professor, o núcleo de ensino atende não apenas estudantes dos ensinos fundamental e médio, mas oferece inúmeras opções para adultos e aulas para provas específicas, como o Exame Nacional do Ensino Médio e IFMG – Instituto Federal Minas Gerais.

Ouro Preto já possui um novo conceito de educação, escola e ensino. Inaugurada em junho de 2019, a “Pratic – Arte de Ensinar” surge com a ideia de duas professoras em oferecer um núcleo de ensino com reforço escolar e aulas particulares para crianças, adultos, para quem já faz graduação ou está focado em concursos públicos, mas não é só isso.

Ambas apaixonadas pela Educação, Ana Carolina Andrade Gonçalves e Waléria Niquini, proprietárias da escola, são amigas há mais de dez anos, desde a época da graduação na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), onde cursaram juntas. Waléria possui título de Mestre em Administração Pública pela Universidade Federal de Viçosa. Já Ana Carolina possui graduação em Estatística pela UFOP e Mestrado em Estatística Aplicada, também pela UFV.

Cada qual em sua área, elas resolveram adentrar em um nicho bastante tradicional e centralizaram num local para, a partir disso, oferecer uma forma de ensino mais atraente e instigante para todos. O que elas querem é ir além e propor uma parceria entre o aluno e professor, entre ensinar de forma prazerosa e sentir o mesmo prazer do aluno em aprender.

Abaixo, você vai conhecer mais detalhes sobre a Pratic e suas propostas arrojadas, a partir de uma entrevista realizada com as educadoras Ana Carolina Andrade Gonçalves e Waléria Niquini pela equipe de redação do Jornal Voz Ativa.

Os professores

A maioria dos educadores que compõem o enorme e variado quadro de professores da Pratic possui mestrado ou doutorado, ou seja, são profissionais da educação altamente qualificados para a função a qual se propuseram. As empreendedoras explicam que esses educadores não foram escolhidos de forma aleatória, mas “por meio de uma entrevista detalhada onde foram identificados vários aspectos que ultrapassam apenas as titulações e experiências em sala de aula”.

Ao serem matriculados, os alunos passam por um processo de conhecimento no qual são identificadas todas suas necessidades e demandas. Porém é preciso deixar claro que a Pratic não se trata de uma escola regular, embora o conteúdo trabalhado no núcleo seja baseado no material didático dos alunos, trazido da escola e analisado por este qualificado corpo docente.

O lúdico no processo de aprendizagem

Elas explicam que os pais também ajudam nesse processo de conhecimento. É a partir desse perfil que é descoberto o professor que melhor atenderá as necessidades dos estudantes. “Nós procuramos entender o aluno antes de trazê-lo para a sala de aula, porque a proposta é trazer uma didática diferente, mais humana e baseada no lúdico. O cotidiano do aluno é levado de forma aprimorada para as salas de aula da Pratic”, afirma Ana Carolina.

Waléria também reforça o aspecto lúdico da Pratic. “Um dos focos da Pratic é o ensino apoiado pelas atividades lúdicas. “Os professores levam brincadeiras, jogos e experimentos com a intenção de estimular o aprendizado dos alunos. Uma das vertentes primordiais do núcleo de ensino é aprender brincando e não apenas para o Ensino Fundamental, mas para o Médio, além dos preparatórios para IFMG, Enem e concursos públicos”.

Diferentes perfis

Além disso, a Pratic também atende estudantes da graduação e pós, caso os alunos necessitem de apoio em matérias mais específicas como Estatística, Cálculo, Inglês e inúmeras outras. Para fazer aulas na Pratic não existem regras, basta querer voltar a estudar.

Está há muito tempo fora das salas de aula e quer melhorar a sua escrita? Vai fazer um concurso e tem dificuldade em Língua Portuguesa? Morre de medo da Matemática? Já é adulto e voltou a estudar, independentemente da idade? Tem dificuldades em conteúdos básicos de disciplinas variadas? Quer se tornar ainda melhor nas disciplinas as quais você já se destaca?

O núcleo de ensino é a melhor opção em todas as situações acima e um cronograma específico será montado a fim de atingir ótimos resultados. “Basta querer aprender algo para ser atendido”, reforçam as professores e amigas.

A Pratic conta com aulas individuais de 60 minutos, mas em casos específicos podem acontecer em dupla ou até mesmo em trio, caso os alunos sejam da mesma turma ou optem por isso. Outra vantagem da Pratic é que o professor ou professora que dá início às atividades com o aluno, o acompanha até o final. Além do importante vínculo criado, isso permite que um cronograma seja realizado exclusivamente para o aluno, atendendo todas as suas necessidades e focando em suas necessidades, demandas ou dificuldades.

As professoras explicam que diferente do que acontece quando as aulas são oferecidas na casa dos alunos ou dos próprios educadores, onde existem muitas distrações, a vantagem de se ter um local apropriado para isso é que o rendimento e o foco se tornam bem maiores.

As salas de aula, pensadas para receber no máximo quatro alunos, são confortáveis e arejadas. Embora aparentemente essas salas tenham um caráter convencional, com cadeira de braço e quadro branco, como qualquer outra, é na didática e métodos de ensino humanizados citados acima pelas professoras que está o diferencial da Pratic.

Além disso, o local é bem localizado (a poucos metros da prefeitura) e de fácil acesso para quem vem de outros bairros, sem dificuldades para se estacionar. A Pratic - Arte de Ensinar está situada à Rua Diogo de Vasconcelos, 29A, Bairro Pilar, Ouro Preto.

Ai Identidade e posicionamento da Pratic já estão tão estabelecidos de modo que a maioria das pessoas pensam se tratar de uma franquia, o que não deixa de ser uma possibilidade em um futuro próximo. O que as professoras almejam cada vez mais é acompanhar o novo, visto que as escolas tradicionais ainda têm muito o que evoluir.

“Foi por isso que pensamos em um espaço adequado, com o intuito de que o aluno saia daqui podendo dizer que aprendeu, sem as dúvidas com a qual entrou e principalmente com a vontade de aprender cada vez mais e descobrir o mundo. O que queremos é promover o ensino de alta qualidade, com profissionalismo e compromisso por meio de acompanhamento didático, buscando a excelência da aprendizagem de nossos alunos”.

Não se esqueça!

O Intensivo Pré Enem da Pratic tem início na próxima segunda-feira (12/08) e conta com turmas de no máximo 10 alunos, material próprio, professores com experiência e preço acessível. Ligue ou mande um WhatsApp (31) 99788-9977.        

Deixar Um Comentário