Cuidados com caixas d’água e hidrômetros são essenciais para evitar a dengue

Superintendente da Saneouro explica como as pessoas podem evitar que tais equipamentos se tornem criadouros do Aedes aegypti.

Home » Cuidados com caixas d’água e hidrômetros são essenciais para evitar a dengue
Por Saneouro Publicado em 05/02/2025, 10:13 - Atualizado em 05/02/2025, 10:13
Foto — Reprodução / Divulgação. Crédito — Saneouro. Siga no Google News

A combinação climática do verão todo mundo conhece: calor e chuvas constantes. O resultado, para quem não se cuida, pode ser febre, dor, cama e hospital. Esta época do ano é a mais propícia à incidência de dengue, zika vírus e chicungunya, três tipos de viroses transmitidas pela fêmea do mosquito Aedes aegypti. Só nas quatro primeiras semanas de janeiro de 2025, segundo o Ministério da Saúde, o Brasil registrou mais de 160 mil casos prováveis de dengue e 33 óbitos.

Em Ouro Preto, entre janeiro e junho de 2024, foram registrados 2.553 casos confirmados de dengue, 13 de chikungunya e três óbitos. A boa notícia é que hábitos simples adotados no dia a dia contribuem para evitar as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.

Começam pela utilização de repelentes e passam por medidas que impedem a formação de criadouros para os mosquitos. O que também merece atenção redobrada nesta época do ano são os equipamentos e dispositivos ligados ao sistema de abastecimento de água que ficam nos imóveis, como as caixas d´água e as caixas de hidrômetros.

“A caixa d´água, pelo seu papel de reservação, merece atenção o ano inteiro, pois deve se manter limpa para que a água chegue com qualidade às torneiras. Mas no verão a atenção precisa ser ainda maior para que ela não se torne um ponto de reprodução do Aedes aegypti”, diz o superintendente da Saneouro, Evaristo Bellini. Ele explica que os reservatórios devem estar sempre bem fechados, com tampas ajustadas. “Também é importante que os proprietários dos imóveis façam a limpeza regularmente”, acrescenta.

Já para as caixas de hidrômetro, a dica é a inspeção diária para evitar que a água da chuva se acumule no local. “Se encontrar água, elimine imediatamente”, completa Evaristo.

Foto — Reprodução / Divulgação. Crédito — Saneouro.

Deixar Um Comentário