Não deixe de castrar o seu pet gratuitamente em Mariana; saiba como

É importante destacar que a castração é a melhor forma de controle populacional de cães e gatos. Evita as ninhadas indesejadas e o consequente abandono.

Home » Não deixe de castrar o seu pet gratuitamente em Mariana; saiba como
Por João Paulo Silva Publicado em 06/07/2022, 11:15 - Atualizado em 06/07/2022, 11:15
Foto – Feira de adoção realizada na Praça Gomes Freire, Mariana. Crédito – Larissa Viana Siga no Google News

Uma das políticas públicas de fortalecimento da causa animal realizada em Mariana (MG), é a castração gratuita de cães e gatos. Após o período de atividades no distrito de Passagem de Mariana, o castramóvel está, agora, na sede do município. De acordo com informações da gestão municipal, o equipamento realizará o cadastramento e atendimentos no estacionamento interno da Arena Mariana, situada à rua São Vicente de Paulo, n. 130, por tempo indeterminado até que todas as demandas sejam atendidas.

Para a realização do cadastro é necessário comparecer ao local, de segunda a sexta-feira, de 07h às 16h, apresentando xerox do documento de identidade e comprovante de residência. Após o cadastro, é agendada a castração de acordo com a disponibilidade da operação.

Pré-requisitos

A prefeitura explica que no castramóvel, a idade prioritária para a realização do procedimento é entre 6 meses e 6 anos de idade. “Além disso, chamamos atenção para o caso de fêmeas, as quais as gatas podem ser castradas no cio, mas é recomendado que cadelas aguardem 20 dias após o início do período para a execução da operação. Caso estas tenham passado pelo ato de cruzamento, o processo pode ser realizado apenas no período máximo de 15 dias após”.

A gestão municipal informa também que é necessário se atentar ao peso, pois, devido aos efeitos da anestesia, o castramóvel opta por não operar animais muito abaixo ou muito acima do peso, analisados por metodologia aplicada no local. Pelo mesmo motivo, raças braquicefálicas, que tem como característica o focinho retraído (pug, boxer, bulldog, malteses, shitsus, gatos persa, dentre outros), não são operadas no veículo.

Em caso de infestação recente ou atual por ectoparasitos, principalmente carrapatos, devido ao risco de transmissão de doenças e capacidade de coagulação do sangue, podem passar pela operação apenas quando realizada avaliação prévia por hemograma ou exame equivalente para atestar a saúde para a segurança do animal. É aconselhável um exame pré-cirúrgico, que não é disponibilizado no castramóvel.

Um ato de amor e cuidado

Além de um ato de amor e respeito aos animais domésticos, a castração é um procedimento cirúrgico realizado para impedir que eles se reproduzam sem controle. Além disso, a castração traz inúmeros benefícios para saúde do animal. De acordo com o veterinário Paulo Paim, “para o animal doméstico que não é criado para reprodução, a castração é o ideal, pois evita ninhadas indesejadas, fugas, brigas e problemas de saúde”.

Foto - Feira de adoção realizada na Praça Gomes Freire, Mariana. Crédito - Larissa Viana

Com informações da Prefeitura de Mariana

Um Comentário

  1. Yara lucio 03/04/2024 em 13:18- Responder

    liguei pra lá e o número está inativo para ter informações como castrar. em todas notícias não aparece data de início e término do programa e eu fiquei sem informações na prefeitura.

Deixar Um Comentário