Atendimentos oftalmológicos gratuitos são oferecidos em Itabirito

Unidade móvel de saúde ficará na cidade de 29/03 a 27/04 e realizará consultas e cinco tipos de exames oftalmológicos

Home » Atendimentos oftalmológicos gratuitos são oferecidos em Itabirito
Por João Paulo Silva Publicado em 29/03/2023, 08:28 - Atualizado em 29/03/2023, 08:28
Imagem ilustrativa / Reprodução / Licença gratuita Freepik. Siga no Google News

Para contribuir com a melhoria da assistência à saúde dos olhos em Itabirito, o MedSesc Oftalmologia, projeto itinerante do Sesc em Minas, estará no município de 29 de março a 27 de abril.  Em uma unidade móvel, um caminhão de 11 metros, serão realizadas consultas e cinco tipos de exames oftalmológicos, que irão analisar as condições visuais do indivíduo, detectar possíveis doenças e prevenir para que problemas oculares graves não ocorram. A previsão é realizar 544 atendimentos no período.

A Unidade Móvel, equipada com consultórios, ficará no estacionamento do Parque Ecológico, na avenida Queiroz Júnior, n° 1500, bairro Santo Antônio. Os atendimentos serão realizados de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, e serão disponibilizados os seguintes serviços:

  • Consultas oftalmológicas;
  • Exames e procedimentos de tonometria computadorizada (para diagnóstico do glaucoma);
  • Exame de auto refração computadorizada (para aferição do grau);
  • Exame de refração (para confirmação de grau);
  • Exame de fundo de olho (avaliação da retina);
  • Biomicroscopia (para identificação da catarata e outros processos inflamatórios).

A iniciativa é uma realização do Sesc em Minas em parceria com o Sindicato do Comércio de Itabirito e Prefeitura Municipal de Itabirito.

Dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que mais de 2,2 bilhões de pessoas sofrem com problemas de visão em todo o mundo, sendo que, deste total, um bilhão de casos seriam evitáveis ou passíveis de correção, como erros de refração não corrigidos ou catarata. Por isso, na fase adulta, o recomendado é uma avaliação oftalmológica anual, para acompanhamento periódico da visão.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, cerca de 50 milhões de brasileiros sofrem algum tipo de distúrbio da visão. Deste número, 60% dos casos são de cegueira e deficiência visual. Porém, se fossem tratados com antecedência, poderiam ter sido evitados.

Sobre o MedSesc Oftalmologia

Desde 2006, a unidade móvel itinerante MedSesc Oftalmologia promove o cuidado com a saúde ocular disponibilizando diversos serviços. Os atendimentos são sempre realizados por um profissional responsável e voltados ao diagnóstico e controle de diversas doenças do aparelho visual. A unidade móvel do Sesc em Minas possui infraestrutura moderna e é totalmente equipada para atender com conforto e segurança.

SERVIÇO

MedSesc Oftalmologia em Itabirito
Quando: 29/03/2023 a 27/04/2023; de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h
Onde: Estacionamento do Parque Ecológico - Avenida Queiroz Júnior, n° 1500, bairro Santo Antônio, Itabirito (MG).
Para quem: pacientes triados pela Secretaria de Saúde (lista de espera do SUS) e Sindicato do Comércio de Itabirito.

Mais informações: Secretaria Municipal de Saúde (31 3561-4013)

Deixar Um Comentário