Abril marrom alerta sobre as prevenções e causas da cegueira

Campanha tem por objetivo reduzir a incidência dos problemas da visão.

Home » Abril marrom alerta sobre as prevenções e causas da cegueira
Por João Paulo Silva Publicado em 06/04/2020, 10:05 - Atualizado em 06/04/2020, 13:21
Foto – Arte reprodução. Crédito – Auge Oftalmologia. Siga no Google News

Fundamental para a nossa vida, a visão faz toda a diferença no nosso dia a dia. Por esse motivo, foi criado no Brasil a data para alertar as pessoas para darem mais valor e importância aos olhos. O mês de abril também é comemorado o Dia Nacional do Braile (8/4). A data é o nascimento de José Álvares de Azevedo (08 de abril de 1834) o professor responsável por trazer, em 1850, o alfabeto Braille ao Brasil.

Segundo o IBGE, mais de 6 milhões de pessoas tem algum tipo de deficiência visual. O médico oftalmologista Carlos Yamane, explica que a cegueira pode ser reversível ou irreversível, portanto muitos casos podem ser tratados ou preveníveis.

As causas de cegueira reversível são: catarata, ceratocone, deslocamento de retina – desde que tratado com urgência. Já as não reversíveis são: glaucoma, degeneração macular avançada ou retinopatia diabética. “Cuidar da saúde como um todo, principalmente àqueles diabéticos, visitar regularmente o oftalmologista e cuidar bem dos olhos, evitando também uso de óculos não certificados são algumas medidas preventivas”, detalha.

De acordo com o oftalmologista Carlos Hayato Hamane, algumas causas de cegueira podem ser reversíveis. Crédito - Grátis para uso comercial/ Atribuição não requerida.

Os especialistas são claros, quando se referente ao cuidados com os olhos devem iniciar desde a infância e em todas as fases da vida. É necessário monitorar sempre a saúde dos olhos, de acordo com o estilo de vida do indivíduo e profissão que atua na sua rotina. “Muitas das doenças oculares são silenciosas, não apresentando sintomas nas fases iniciais, portanto, o diagnóstico precoce previne a perda da visão. Recomendo a visita ao oftalmologista no mínimo uma vez ao ano”, completa Carlos Yamane.

O Sorriso da Cigana

Em Ouro Preto e Mariana, o projeto "O Sorriso da Cigana" luta para devolver visão e dignidade a portadores de retinopatia diabética e catarata. Mais de 400 pessoas já foram atendidas em mutirões na duas cidades. Vendas do livro com o mesmo nome do projeto, autoria de Luciano Guimarães, que também é membro do LIONS Clube, visam arrecadar recursos para atender pessoas que precisam se tratar de outra grave doença: a catarata, principal causa de deficiência visual no mundo todo.

A III Edição do “Sorriso da Cigana” aconteceu no dia 23 de agosto de 2020, no Centro de Artes e Convenções da UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto). O evento contou com a participação do do Congado do Rosário e Nossa Senhora das Graças, de Ouro Preto e show com Giancarlo Borba e Sol Bueno que se apresentaram voluntariamante. Como não poderia de ser, a terceira edição do evento também foi abrilhantada pelo escritor Luciano Guimarães.

Dados da OMS

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), publicados no site da Sociedade Brasileira de Oftalmologia, de cada 10 casos de perda de visão, oito poderiam ser evitados se detectados precocemente com visitas periódicas ao oftalmologista. Embora a maioria dos problemas oftalmológicos se manifeste a partir dos 40 anos, hoje se recomenda que a primeira consulta deva ocorrer quando a criança tem entre dois e três anos.

Dr. Carlos Hayato Yamane

Dr. Yamane recomenda a visita ao oftalmologista no mínimo uma vez ao ano. Crédito - Divulgação.

Oftalmologista responsável pelo departamento de Catarata da Auge Oftalmologia. Formado em Medicina pela UFTM. Atuando com excelência há mais de 30 anos na área de oftalmologia em Brasília, durante esse período colaborou para a formação de dezenas de novos cirurgiões, hoje espalhados por todo país.

Texto - João Paulo Silva/Jornal Voz Ativa, com informações da Auge Oftalmologia.

Deixar Um Comentário