Escola de Samba “Unidos do Padre Faria” comemora 50 anos de resistência no carnaval de Ouro Preto-MG

Quarta escola a desfilar no dia 24 de fevereiro, segunda-feira de Carnaval, a Unidos do Padre Faria leva para a Praça Tiradentes um pouco da história sobre a mineração aurífera na antiga Vila Rica. Ouça também o samba enredo da escola.

Home » Escola de Samba “Unidos do Padre Faria” comemora 50 anos de resistência no carnaval de Ouro Preto-MG
Por João Paulo Silva Publicado em 17/02/2020, 19:27 - Atualizado em 09/03/2020, 21:12
Ministério da Cidadania e Skol apresentam
Carnaval Patrimônio Ouro Preto 2020 – Entre Jacubas e Mocotós
Patrocínio: Lei Federal de Incentivo à Cultura, Skol
Realização da Prefeitura de Ouro Preto e Pulsar Brasil
Secretaria Especial da Cultura - Ministério da Cidadania
Governo Federal – Pátria Amada Brasil

Ouro Preto é conhecida mundialmente pelo seu conjunto arquitetônico, montanhas, ladeiras, clima agradável, pela arte de Aleijadinho, e claro, por também ser o berço da Inconfidência Mineira. Tantas histórias, lendas e mitos povoam o imaginário ouro-pretano que é impossível resumir a Antiga Vila Rica em apenas um dedo de prosa ou um mero cafezinho na Praça Tiradentes.

Em dias de pré-carnaval, essas narrativas tomam corpo à medida em que as pessoas se preparam para a folia. Deles surgem datas importantes que merecem ser destacadas e compartilhadas com o povo. É o caso da Escola de Samba Unidos do Padre Faria.

A agremiação carnavalesca comemora meio século de história no carnaval ouro-pretano em 2020. Para marcar uma data tão especial, o Jornal Voz Ativa conversou com Alexsander, presidente da Unidos do Padre Faria, também conhecido como Michel.

Isso mesmo, o apelido, além da paixão pelo carnaval, foi herdado, de forma abreviada, de seu pai, o Sr. Michelo. Alexsander lembra que começou a tocar na escola de samba aos 7 anos de idade. E se engana quem pensa que a tarefa era apenas uma brincadeira de criança. Após inúmeros testes e passar por instrumentos como “chique, chique” e cuíca, o garoto se apaixonou mesmo foi pelo tamborim, o indispensável em qualquer samba ou batucada.

Os bambas do samba

Alexsander comentou o prazer de estar à frente da escola de samba que completa 50 anos neste carnaval “É uma honra muito grande, não só pela escola, mas pela tradição do carnaval ouro-pretano e tudo o que ele representa”.

A saudade o faz voltar ao tempo e relembrar nomes que foram indispensáveis para a manutenção e sobrevivência da escola. Mestre Catatau, Mestre Bené, Nonoca, Toninho e Gomes são alguns deles.

Com o último, o sambista conta que aprendeu o exercício de muitos trabalhos importantes, inclusive o reaproveitamento de matérias recicláveis. “Um professor e tanto, não só para mim, mas para toda a minha geração”.

Enredo 2020

Esse ano a Unidos do Padre Faria promete agitar a Praça Tiradentes com o tema “Ouro, Arte, Cultura e Fé”. Percorrendo histórias sobre o ciclo do ouro na antiga Vila Rica, a escola de samba vai resgatar a importância da mineração aurífera não só para a economia, a exploração de Portugal e o pagamento de impostos, mas sua influência também na arte, cultura e fé do povo ouro-pretano.

“Além de falar do ouro, vamos destacar a importância das irmandades religiosas e também dos mecenas que não só incentivavam, mas também patrocinavam as atividades e manifestações artísticas do nosso povo”.

A comunidade do Padre Faria

Não é novidade que as escolas de samba sempre exerceram, na maioria das vezes com grande dificuldade, um importante papel social nas comunidades nas quais estão inseridas.

Por isso, a comunidade do Padre Faria está confiante para descer a Praça Tiradentes e, mais uma vez, levar encanto aos foliões.

“A comunidade está ansiosa para se ver na rua. Mesmo com os percalços, todos, como sempre, continuam abraçando a escola”.

Comemorações

As comemorações dos 50 anos da Escola de Samba Unidos do Padre Faria acontecem somente após o período carnavalesco, mas deve se estender por todo o ano.

“É claro que haverá algumas nuances e conceitos em referência à comemoração do cinquentenário no dia do desfile de segunda-feira, mas é impossível conseguirmos dar destaques a tantas pessoas importantes em poucos minutos”.

Aproveitando a ocasião, Alexsander citou alguns nomes da nova guarda, de acordo com ele, todos “imprescindíveis para que mais uma vez a escola de samba leve a magia do carnaval aos ouro-pretanos e turistas”.

Agradecimentos

“A Toninha, grande guerreira e batalhadora pela escola. O Luiz que incansavelmente trabalha em nossa sede. A Equipe Camarões que dá suporte aos nossos carros alegóricos com tanta garra e afinco. Geovana, Gilmara, Andressa. Olívia, responsável pela nossa comissão de frente. São pessoas que vieram da escola para a escola e estão sempre no barracão, incansavelmente trabalhando conosco e dando o seu melhor. E claro, não poderia deixar de citar a nossa comunidade que nos dá força e sustentação. Sem eles a escola não existiria”.

Desfile

A Escola de Samba Unidos do Padre Faria é a quarta a desfilar no Carnaval Patrimônio Ouro Preto 2020, “Entre Jacubas e Mocotós”, na segunda-feira (24/02), por volta da meia noite.  Em 50 anos de existência (e resistência), a Escola não deixou de desfilar oficialmente em nenhum dos carnavais ouro-pretanos.  

Deixar Um Comentário