4ª Audiência Pública de 2025 Câmara de Ouro Preto Tema: revisão do Plano Diretor - Mineração na localidade de Botafogo e em outras regiões de Ouro Preto
Clique play e assista!

Buscas a jovem no rio Maynart, distrito de Santo Antônio do Salto, em Ouro Preto, continuarão.

Home » Buscas a jovem no rio Maynart, distrito de Santo Antônio do Salto, em Ouro Preto, continuarão.
Por Tino Ansaloni Publicado em 26/01/2020, 19:30 - Atualizado em 27/01/2020, 19:13
Um dos trechos do rio Maynart onde os bombeiros trabalhavam na tarde de hoje. Siga no Google News

Os Bombeiros Militares encerraram por volta de 17h30 as buscas de hoje, 26/01, no distrito de Santo Antônio do Salto, município de Ouro Preto-MG.

Comunidade de Santo Antônio do Salto em Luto - Corpo de Jonathan é encontrado no rio Maynart

Com informações atualizadas via Bombeiros Militares, na noite de hoje, após encerramento das buscas.

No dia 25/01, um rapaz de 19 anos, entrou no rio Maynart, no distrito, após a bola com a qual jogava acompanhado de amigos, cair nas águas. Jonathan Augusto de Souza, teria seguido de carona em uma moto, por pelo menos 1 km, margeando o rio, quando entrou para recuperá-la em certo local onde as águas formam represa. O local é chamado de Andaime e é um dos mais perigosos do rio, na região do distrito, ainda mais com as últimas chuvas, quando a correnteza aumenta.

Segundo o Sargento Juscelino Gonçalves, que atuou nas buscas de hoje, além das chuvas que por meio dos córregos e grotas, despejam grande quantidade de água no rio, aumentando seu volume, o acúmulo devido a grande precipitação pluviométrica dos últimos dias, fez com que as comportas da represa do distrito de Santa Rita de Ouro Preto, pertencente a empresa Maynart Energética Ltda, fossem abertas par dar vazão.

O trecho do rio que passa pelos distrito é acidentado, com muitas pedras que formaram cavernas, locas e depositórios, que são áreas onde o rio deposita material (areia, galhos, folhas e pedras) impedindo o mergulho dos militares, devido aos riscos apresentados.

Os militares fazem um trabalho minucioso, "varrendo" o rio, tateando cada caverna, cada loca, cada depositório e demarcando a área já "varrida",para que a equipe que assumirá os trabalhos seguintes esteja certa de recomeçar sem o risco de deixarem trechos sem a devida verificação. Além disso, os militares verificam os trechos andando sobre as pedras onde é possível fazê-lo.

Além da represa, onde existe a usina de energia hidrelétrica, os bombeiros realizaram a varredura. Um drone também foi usado para verificar as margens do rio, até por volta de sete km de onde seria o ponto onde o rapaz entrou.

As comportas da represa do distrito de Santa Rita, foram fechadas para facilitar os trabalhos e o nível do rio desceu por volta de um metro. As comportas foram reabertas após as buscas de hoje e serão fechadas novamente amanhã, quando os militares voltarão às buscas.

"É um trabalho delicado. Um trabalho de muito cuidado, devido ao risco que o volume de água do rio, mesmo com as comportas fechadas. Continuaremos as buscas. amanhã" conta o Sargento Juscelino Gonçalves. "Devemos dar essa resposta a amigos e familiares do rapaz. Não descartamos nenhuma possibilidade, apesar de haver testemunha que viu o rapaz submergindo quando entrou nas águas."

Ainda segundo os bombeiros, a bola foi encontrada hoje, na represa formada próximo da usina hidrelétrica existente.

Amigos e familiares de Jonathan, conhecido carinhosamente como Fofão, acompanham as buscas que continuarão amanhã.


Deixar Um Comentário