Feiras e eventos: Um universo de possibilidades para todos os segmentos do comércio

Feiras e exposições são frequentadas por um público específico que realmente está à procura de comprar e conhecer novos produtos.

Home » Feiras e eventos: Um universo de possibilidades para todos os segmentos do comércio
Por JornalVozAtiva.com Publicado em 19/06/2019, 15:24 - Atualizado em 04/07/2019, 23:43
Foto-Arte reprodução. Crédito-Comunicação/ACEOP Siga no Google News

Empresas de pequeno, médio ou grande porte têm muito a ganhar ao participar de feiras e eventos dentro do segmento em que atuam. Na maioria dos casos, as empresas pagam à produção para ter um stand nesses eventos. O investimento é bem visto por analistas de marketing, pois aumenta a visibilidade da marca, permite a divulgação dos produtos, além de proporcionar contatos com outros empresários e futuros clientes.

No Brasil, há feiras importantes com segmentos diversos, como a Salão do Automóvel de São Paulo, a Bienal Internacional do livro, e em Minas Gerais, a SuperMinas Food Show, voltada para o ramo de alimentação e que em 2018 teve cerca de 1,2 mil empresas associadas, representando 90% das vendas do setor supermercadista mineiro.

Mas porque um empresário deve participar de uma feira e qual o ganho para seu empreendimento estar dentro delas?

Conquistar novos clientes

Feiras e exposições são frequentadas por um público específico que realmente está à procura de comprar e conhecer novos produtos. Portanto, essa é uma excelente oportunidade para que sua empresa realize vendas de produtos ou serviços, mas também para divulgar a marca e cultivar futuros clientes. Uma boa ideia para isso é orientar os vendedores a coletarem dados, como nome, telefone e e-mail, para entrar em contato posteriormente. Verá que seu mainlist irá crescer muito!

Ficar informado sobre o mercado

Em feiras e eventos estarão reunidos diversos especialistas e empresários. Essa agremiação de profissionais faz com que o local seja uma excelente fonte de informações sobre o que está acontecendo no mercado, possibilitando que o participante fique por dentro de inovações e tendências. Por tudo isso, é um ótimo lugar para se inspirar com novas e boas ideias para seu negócio.

Fazer networking

Outra consequência positiva de sua empresa participar dessas mostras de empresas do segmento, ou até mesmo setores similares, é a de construir novos contatos. Nesse contexto, o dirigente da empresa poderá estabelecer contatos com outros empresários do ramo, possibilitando novas parcerias ou mesmo troca de informações. Além disso, é uma oportunidade de conhecer melhor seus concorrentes diretos, saber como estão atuando em termo de marketing e ver de perto seus produtos. Um ótimo exemplo foi a SuperMinas Food show de 2018, onde a missão da ACEOP teve mais de 30 intenções de negócios.

Mas como se preparar para feiras e eventos empresariais?

Agora que já sabemos um pouco da importância destes eventos, a grande questão é: como adequar o meu negócio ao tamanho de uma feira, a fim de que a participação renda vendas e aumento de faturamento?

Primeiramente,para que todas as vantagens acima se concretizem, é essencial que antes do evento seja feito um planejamento cuidadoso e atento.

Ações de marketing, preparação da equipe, materiais de divulgação (como flyers e cartões de visitas), estrutura atrativa e mensuração de resultados são essenciais para o sucesso da participação.

Pensando nisso, a ACEOP preparou mais um Café Empresarial com foco temático para feiras e eventos.

É uma excelente oportunidade do empresariado ouro-pretano começar o dia de maneira leve, participativa, mas com informação e conhecimento.

Café Empresarial “Feiras e exposições: um combustível para as vendas” acontece no dia 05/07 (sexta-feira), às 8:30 no Salão Nobre da ACEOP e abordará os seguintes conteúdos:

  • A importância do evento
  • O papel do expositor para o sucesso dentro do evento
  • Preparações e táticas para o evento e pós evento
  • Estratégias para a exposição de seus produtos e serviços

Para fazer a pré inscrição basta clicar aqui e entraremos em contato com você.

O Café tem investimento de 15 reais para associado e 20 reais para não-associado.

Para receber estas e outras notícias e informações em tempo real, sobre empreendedorismo e sobre a cidade de Ouro Preto, baixe nosso aplicativo.

Usuários de Android, basta acessar a Play Store ou clicar aqui.

Usuários de IOS e outros, acesso temporário clicando aqui.

Participe!

Assessoria de Comunicação/ACEOP

 

Foto-Arte reprodução. Crédito-Comunicação/ACEOP

Deixar Um Comentário