Delegacia Virtual: Saiba como registrar boletins de ocorrência sem sair de casa

Interessados devem acessar o site da Delegacia Virtual da Polícia Civil de Minas Gerais, realizar um cadastro e escolher o serviço desejado. Desde a sua implantação, em 2014, já foram registradas 588.569 ocorrências on line.

Home » Delegacia Virtual: Saiba como registrar boletins de ocorrência sem sair de casa
Por João Paulo Silva Publicado em 21/02/2019, 19:01 - Atualizado em 03/07/2019, 21:40

Foto-Divulgação/Reprodução
Crédito-ASCOM-PCMG

Implantada em 30 de abril de 2014, a Delegacia Virtual da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) está a caminho de completar cinco anos. A iniciativa deu tão certo que desde a data de criação, já foram registradas 588.569 ocorrências. Destas, 154.117 foram de Acidente de Trânsito sem Vítima, 1.601 de Comunicação de Pessoa Desaparecida, 3.771 de Danos Simples, 398.614 de Extravio de Documentos e 30.466 de Extravio de Objetos Pessoais, de acordo com dados da Agência Minas, um dos canais de comunicação do Governo Estadual.

Criado com o objetivo de diminuir o número de registros presenciais feitos nas delegacias e nos postos de atendimento da Polícia Militar, o ambiente virtual auxilia na redução do tempo de espera para registro das demais ocorrências nas unidades policiais. Além da economia para o estado, a iniciativa combate a subnotificação de registros, gera economia de insumos, energia e materiais utilizados na delegacia.

Como utilizar o serviço

Para fazer o registro das ocorrências, basta acessar o site da Delegacia Virtual pelo endereço delegaciavirtual.sids.mg.gov.br e se atentar aos formulários apresentados no painel principal. Há opções para o acesso a diversas solicitações de ocorrência, como por exemplo, perda de documentos e objetos, acidente de trânsito sem vítima, dano simples, desaparecimento de pessoa, dentre outras. Após o registro, as solicitações, que passam por uma triagem, podem ser acompanhadas por meio do protocolo emitido pelo sistema e até mesmo serem impressas.

Uma equipe de policiais e analistas trabalha em esquema de plantão, na sede da SIIP, atuando 24 horas na triagem dos registros recebidos. O documento poderá ser usado para fins de acionamento da seguradora, comprovação de extravio de documentos e outros fins

Alerta aos usuários

Embora não seja presencial, o registro não deixa de ser sério. A PCMG A PCMF alerta para que os usuários do sistema fiquem atentos às condições legais de utilização dos serviços da Delegacia Virtual do Estado de Minas Gerais: “Omitir, em documento público ou particular, declaração que devia constar, ou nele inserir ou fazer declaração falsa ou diversa que devia ser escrita, é crime previsto no art. 299 da lei 2848 – CPB. Ficando sujeito o autor a reclusão, de 1 a 5 anos, e multa, se o documento é público, e reclusão de 1 a 3 anos, e multa, se o documento é particular”.

 Aplicativo para celular

Além da Delegacia Virtual, os mineiros também podem utilizar O MG App, um aplicativo inédito e gratuito, lançado pelo Governo de Minas Gerais com o objetivo de facilitar o acesso a informações e serviços estaduais, a resolução de problemas e a busca por informações, de forma simples, rápida e moderna em celulares e outros dispositivos móveis.

De acordo com o Delegado e Coordenador de Sistemas da Polícia Civil, Breno Azevedo de Carvalho, a iniciativa agrega mais agilidade no atendimento ao cidadão e economia para o Estado. ‘Com o uso da tecnologia conseguimos reduzir custos de serviços para o Estado e, ao mesmo tempo, prestar um serviço com mais qualidade e celeridade para o cidadão’, pontua.

Ainda de acordo com informações da Polícia Civil, o aplicativo já conta com 400 mil downloads e 362.000 usuários cadastrados. A nova funcionalidade está disponível para celulares Android e em breve também será possível consultar em iOS.

Aplicativo já está disponível para celulares Android e em breve também será possível consultar em iOS. Crédito-Reprodução/PlayStore

Deixar Um Comentário